Crescemos geralmente até os 20 anos. Mas os nossos pés podem sofrer mudanças de tamanho ao longo de toda a vida. Isso vai depender da idade, do tipo de calçado que usamos e de outros fatores como obesidade, gestação e condições de saúde.
“Em termos individuais, apenas a idade já é suficiente para aumentar o tamanho do sapato – o peso de nossos corpos, ano após ano, faz com que nossos pés lentamente se achatem e alarguem”, disse a instrutora de Medicina Trisha Pasricha, da Harvard Medical School, em artigo do Washington Post publicado no Estadão.
Uma dica importante é prestar atenção se determinado sapato está estreito ou pequeno. Segundo Trisha, nos acostumamos a usar o mesmo número por décadas e não notamos quando o calçado começa a ficar pequeno. Mas usar o tamanho correto evita diversos problemas.
“Usar sapatos mal ajustados está associado a cinco vezes mais chances de obter úlceras nos pés diabéticos e é um fator de risco para lesões graves, como fraturas ósseas após quedas”, explicou.
Mudanças dos pés em cada geração
Além do mais, os pés de toda a humanidade também estão crescendo devido a mudanças de comportamento no último século. Em 1900, o homem médio na América do Norte usava um sapato tamanho 37 e a mulher média usava um sapato tamanho 33. Hoje, os tamanhos são maiores.
E isso acontece porque o nosso estilo de vida também mudou, principalmente em relação à alimentação. Refeições mais completas podem ter impacto no crescimento durante a infância. Consequentemente, isso influencia o tamanho dos pés.