Os pés precisam de cuidados diários, já que sofrem muitas agressões. Deixá-los lisos e macios é uma tarefa que exige rotina. Isso envolve esfoliação, hidratação, descanso e o uso correto dos calçados.
Afinal, sapatos muito apertados ou duros podem machucar e, dessa forma, contribuir para a formação de calos. Além do mais, tendem a deixar a pele mais áspera. Por isso, é fundamental escolher modelos confortáveis.
Hidratação
Usar um creme hidratante para os pés duas vezes ao dia ajuda a mantê-los macios. Aplique depois de higienizar e secar bem. Produtos à base de ureia são ideais, pois aumentam consideravelmente a capacidade da pele em absorver e reter a umidade, além de ajudar na remoção de calos.
Umidade
Um dos problemas que mais causam fungos nos pés é a umidade ou excesso de suor. Por isso, lembre-se sempre de secar bem os pés antes de colocar os sapatos. Caso tenha adquirido alguma micose nos dedos ou nas unhas, procure um dermatologista. Os tratamentos para esse problema costumam durar meses.
Esfoliação
Use cremes esfoliantes duas vezes na semana. Evite o uso das lixas. Elas podem contribuir para deixar a região ainda mais áspera com o tempo. Você pode optar por soluções caseiras com açúcar ou bicarbonato.
Higiene
Manter uma boa higiene dos pés é importante para evitar problemas como micose e mau odor. Lave os pés diariamente com água morna e sabão neutro. Use talco ou um spray antisséptico para que os pés fiquem secos e também para evitar bactérias. Da mesma forma, mantenha os calçados sempre limpos e arejados.
Unhas
Faça pedicure a cada 15 dias. Cortar e cuidar das unhas também é importante para evitar lesões. Um podólogo, especialista em cuidados com os pés, também poderá fazer todas as orientações sobre os tratamentos necessários para o dia a dia. Caso apresente rachaduras, camadas amareladas ou listras, procure um médico. Isso pode ser causado por fungos, deficiência em vitaminas e até algumas doenças.