Não tem jeito. Cedo ou tarde, as rugas ficarão visíveis na pele. Embora não seja possível evitar isso, existem tratamentos e hábitos que podem retardar o processo.
As marcas surgem quando a pele perde elasticidade e volume. Mas a boa notícia é que alguns hábitos ajudam a manter o rosto mais jovem e a postergar o envelhecimento.
Próximas aos olhos, as rugas são chamadas de pés de galinha. Abaixo da boca, linhas de marionete. Sob o nariz, bigode chinês. Contudo, elas também aparecem em outras áreas do corpo. Por exemplo: pescoço, testa, colo e mãos.
Segundo o dermatologista Beni Grinblat, do Hospital Israelita Albert Einstein, em entrevista à Agência Einstein divulgada pelo Estadão, o envelhecimento da pele está relacionado também ao estilo de vida.
“O envelhecimento intrínseco ou interno é programado pelo nosso histórico genético. Além dele, há o envelhecimento extrínseco ou externo, que depende diretamente da nossa exposição a alguns fatores e do estilo de vida”, disse.
Muita exposição ao sol sem proteção, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, má alimentação, ingestão de pouca água diariamente e o excesso de açúcar podem contribuir com o envelhecimento precoce da pele.
“Os raios solares e o tabaco agem de maneiras diferentes, mas resultam na perda da sustentação da pele.”, afirmou Selma Hélène, do Hospital Israelita Albert Einstein e presidente do Departamento de Dermatologia da Sociedade de Pediatria São Paulo (SPSP), à Agência Einstein.
“O sol age destruindo as fibras colágenas e elásticas, determinando a perda do tônus e sustentação da pele. Já o hábito de fumar diminui o fluxo sanguíneo, prejudicando a nutrição local da pele.”
Dessa forma, algumas mudanças de hábito contribuem para a saúde da pele e podem adiar o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
Confira dicas para combater rugas:
- Usar protetor solar com FPS indicado para o seu tipo de pele mediante avaliação dermatológica;
- Evitar exposição excessiva ao sol e à poluição;
- Parar ou não fumar;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Limpar e hidratar a pele diariamente;
- Manter consultas anuais com um dermatologista;
- Seguir uma alimentação balanceada, com a redução do consumo de gorduras saturadas, alimentos fast-foods e açúcares;
- Manter o nível de hidratação adequado para a sua idade, segundo orientação médica;
- Dormir um sono reparador e de qualidade;
- Evitar o estresse.