A unha em gel acrílico caiu no gosto das brasileiras. Afinal, é ideal para quem quer aumentar o tamanho ou reduzir as visitas ao salão de beleza, já que o período para a manutenção é maior.
Mas, antes de agendar o horário e investir na técnica, é importante adotar alguns cuidados. Dessa maneira, o procedimento não vai danificar as unhas naturais. Além disso, você evitará reações alérgicas que podem eventualmente trazer complicações de saúde.
Um guia da Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta pessoas interessadas em mudar o visual das mãos. A primeira recomendação é consultar um dermatologista. Assim, ele pode avaliar a saúde das unhas e verificar se o procedimento é adequado.
De qualquer forma, pessoas alérgicas aos componentes, com psoríase, infecções e micoses não devem usar unhas em gel. Essa restrição também vale para gestantes, diabéticos, bem como pacientes com câncer, além de menores de 16 anos.
Finalmente, verifique se os produtos utilizados são liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Então, siga as orientações para a manutenção, que deve ser feita entre 15 dias a, no máximo, 21 dias.
Confira as dicas para manter as unhas em gel saudáveis:
Escolha um profissional qualificado
Procure saber se o profissional que fará a aplicação da unha tem a formação adequada e segue as regras da Vigilância Sanitária. Isso vai garantir a aplicação correta e reduzir a possibilidade de danos às unhas naturais.
Atenção ao tamanho
Unhas muito compridas podem causar o efeito de alavanca, que gera descolamento das lâminas durante atividades manuais, como digitar.
Cuidados regulares
Use luvas para evitar o contato com produtos químicos durante as atividades domésticas.
Não remova o gel em casa
Somente um profissional pode remover o gel. Tentar retirar em casa pode gerar danos significativos.
Hidratação
Após a remoção, não aplique esmalte, apenas hidratantes próprios, e várias vezes durante o dia. Fique atento a possíveis danos às unhas, pois a utilização ininterrupta do modo gel pode causar infecção por fungos e bactérias, bem como reações alérgicas e dermatite de contato.
Manutenção
Faça a manutenção regular até, no máximo, 21 dias. Ao sinal de qualquer problema, procure um dermatologista.