A crescente integração de tecnologias está transformando de forma significativa a forma como jogamos videogame. As TVs inteligentes aparecem agora como uma promissora plataforma para jogadores. Elas suportam títulos de games populares como o XBOX.
Mas, para a nova modalidade de fato deslanchar, algumas questões ainda precisam melhorar, como a infraestrutura das telecomunicações, que pode impactar na conexão e na experiência do usuário.
“Se for um jogo simples, e que não tenha que trazer uma resposta rápida, vale muito. É mais rápido, tem ótima qualidade e você não vai ficar dependendo de um HD eficiente”, afirma o analista de mercado de telecomunicações Bruno do Amaral.
“A praticidade de jogar diretamente na TV é um atrativo. Em um jogo mais complexo, como os de corrida, a experiência não é a mesma”, diz ele. Além disso, consoles tradicionais saem na frente no quesito variedade de títulos ofertados e a possibilidade de jogar com os amigos. A maioria dos jogos em TVs não é projetada para interações.
Quando se trata do futuro, Amaral aponta a possibilidade de as TVs inteligentes se tornarem uma plataforma tão acessível quanto um aplicativo de streaming, o que poderia viabilizar ainda mais o acesso. Neste caso, o único problema seria distinguir problemas técnicos de jogos ruins.