Teste vocacional pode ajudar meu filho na escolha do curso?

Orientação especializada pode contribuir na reflexão sobre qual profissão seguir

Redação FamiliarIdades
Teste vocacional pode ajudar o seu filho na hora de escolher um curso. Foto: Getty Images.
Teste vocacional pode ajudar o seu filho na hora de escolher um curso. Foto: Getty Images.

O teste vocacional, on-line ou presencial, pode ser uma boa maneira de ajudar seu filho na escolha de qual profissão seguir. O psicopedagogo Evandro Guerreiro, professor da Estácio, afirma que essa orientação é um importante ponto de partida para tomar a decisão. Então, preste atenção.

“Os testes vocacionais contribuem, de fato, com a escolha profissional, oferecendo ao aluno maior assertividade na gestão da carreira”, explica Guerreiro. Mas ele também ressalta o papel da escola nessa fase da vida.

A formação de uma equipe interdisciplinar no ambiente escolar faz toda diferença para o estudante. “O ideal seria que as escolas tivessem uma equipe interdisciplinar que desse suporte psicossocial para os estudantes, apoio psicopedagógico, identificando as dificuldades de aprendizagem e criando o acompanhamento contínuo da evolução do aluno”.

Análise detalhada no teste vocacional

Existem testes vocacionais disponíveis na internet. Mas também é possível receber a orientação diretamente de um especialista. Educadores, psicólogos e psicopedagogos são alguns dos profissionais qualificados para colaborar nessa etapa.

Evandro Guerreiro diz que, nesses testes vocacionais feitos por especialistas, o estudante recebe uma análise detalhada que relaciona sua vida pessoal com as possíveis carreiras. Assim, esses profissionais desenvolvem o chamado “Plano de Desenvolvimento Individual”, abreviado para PDI.

“Elaborando o PDI, você planeja seu objetivo, propósitos, valores, visão de futuro, missão de vida pessoal e profissional, investimento. Isso cria estratégias eficazes de tomada de decisão no direcionamento de sua carreira profissional”, afirma.

LEIA TAMBÉM:

Muitos estudantes ainda estão tentando recuperar o conhecimento não adquirido por causa das restrições impostas durante a pandemia de Covid. Entrevistamos esses jovens para entender quais as estratégias mais eficazes adotadas por eles para enfrentar os vestibulares com mais confiança e conhecimento, mesmo após um período turbulento de aprendizado. Veja a matéria completa, que também traz uma série de dicas de preparação para as provas, aqui.

Link copiado