Nada como uma boa massagem nos pés após um dia intenso de trabalho. Mas nem sempre temos alguém para nos ajudar com isso. Então, se este for o seu caso, invista em uma experiência de autocuidado semelhante para recarregar as energias.
Veja como preparar um spa dos pés em casa:
Higienização
No banho, esfregue bem os pés com uma esponja e sabonete neutro. Uma escovinha pequena pode ajudar na limpeza entre os dedos. Depois, ainda com a pele um pouco úmida, corte e limpe as unhas.
Molho
Mergulhe os pés em uma bacia com água quentinha. Há modelos para essa finalidade em diversas lojas, inclusive online, com bolinhas no fundo para fazer massagem. Mas você pode adaptar com bolinhas de gude ou pedras lisas.
Adicione algumas gotas de óleos essenciais, como lavanda e laranja, e chá de camomila da planta natural. Então deixe os pés descansando por uns 10 minutos. Depois, role os pés para ativar a circulação e relaxar.
Esfoliação
Retire os pés da água e seque bem. É hora de remover as células mortas e calosidades com um creme esfoliante. Mas, caso queira uma opção mais natural, use óleo de coco, açúcar ou bicarbonato e óleo essencial de limão. Dê atenção para as áreas mais secas, como os calcanhares.
Hidratação
Remova o creme esfoliante com água e, novamente, seque bem. Depois, aplique um creme hidratante específico para a região. Aproveite o momento para massagear suavemente a planta do pé e os dedos. Isso também vai ajudar a melhorar a circulação.
Finalize as unhas
O ideal é cortar e aparar a cada 15 dias. Você pode aproveitar o ritual para remover os esmaltes antigos, empurrar a cutícula, lixar as unhas e passar uma base.
Lembre-se: algumas regiões dos pés são mais secas. Por isso, depois de realizar o spa, mantenha os cuidados com a hidratação ao longo da semana. Isso vai garantir que a pele fique macia por mais tempo.
Além disso, não descuide da atenção durante o dia. Use sapatos confortáveis, faça uma boa higiene e procure um dermatologista em caso de micoses ou ferimentos.