Nós já mostramos por que dormir bem é fundamental para a nossa saúde. Mas, muitas vezes, o estresse, a rotina agitada e os maus hábitos podem prejudicar a qualidade do sono.
Uma pesquisa conduzida em parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que 65,5% dos brasileiros relatam problemas na hora de fechar os olhos, um terço deles mulheres.
Noites mal dormidas podem ocorrer por diversos fatores. Por exemplo: apneia, síndrome das pernas inquietas, narcolepsia, insônia, depressão, ansiedade, ambiente barulhento ou, até mesmo, um colchão desconfortável.
Além disso, uso excessivo de mídias interativas, problemas financeiros, obesidade e insegurança também foram apontados pelos entrevistados como fatores que prejudicam o sono.
Para relembrar: por que dormir?
1. Restaurar o desgaste imposto pela vigília
2. Conservar energia
3. Estimular o sistema imune e reparar os tecidos do corpo
4. Consolidar memórias adquiridas na vigília
5. Manter as funções neurocognitivas
6. Regular as emoções
Há tratamentos apropriados para cada um dos transtornos de saúde citados anteriormente. Contudo, eles devem ser indicados sempre por um médico. Já para os problemas mais simples, o recomendado é corrigir alguns hábitos e, assim, estabelecer uma rotina mais saudável.
Confira 8 dicas para melhorar o sono:
1. Estabeleça um horário regular para dormir e acordar. Ter um horário fixo para deitar e levantar da cama ajuda a regular o relógio biológico. Consequentemente, melhora a qualidade do sono.
2. Crie um ambiente confortável. Durma em um quarto escuro, silencioso e bem ventilado. Além disso, invista em um colchão e travesseiros de qualidade.
3. Evite estímulos eletrônicos antes de dormir. A luz azul emitida por dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets, pode atrapalhar a produção de melatonina, um hormônio importante para o sono.
4. Faça atividade física regularmente. A prática regular de exercícios físicos ajuda a melhorar a qualidade do sono. Contudo, evite movimentações intensas antes de dormir.
5. Evite cafeína e álcool perto da hora de dormir. Essas substâncias podem interferir no sono. Portanto, melhor passar longe.
6. Adote uma rotina de desligamento. Estabeleça uma rotina tranquila antes de dormir. Por exemplo: ler um livro, tomar um banho morno, bem como praticar técnicas de relaxamento.
7. Evite refeições pesadas à noite. Refeições pesadas e picantes podem causar desconforto e, consequentemente, dificultar o sono. Então, faça sua última refeição do dia algumas horas antes de se deitar.
8. Consulte um profissional de saúde. Finalmente, se você continua a ter problemas, é importante consultar um médico ou especialista em sono para descartar distúrbios, como insônia ou apneia.