Roupas e calçados infantis: como economizar?

Escolhas conscientes ajudam no orçamento familiar sem afetar o estilo

Redação FamiliarIdades
Roupas e calçados infantis: dá para economizar sem perder o estilo. Foto: Getty Images.
Roupas e calçados infantis: dá para economizar sem perder o estilo. Foto: Getty Images.

Para os pais, manter as crianças bem vestidas é quase uma missão impossível. Pois os pequenos estão em fase de crescimento e perdem as roupas e calçados rapidamente. Assim, comprar novas peças com frequência pode consumir uma grande fatia do orçamento familiar. No entanto, é possível economizar sem abrir mão do estilo e da qualidade. 

Confira algumas dicas para ajudar a equilibrar o orçamento enquanto mantém os filhos bem-vestidos:

  • Compre em brechós e lojas de segunda mão. Esses locais são ótimos para encontrar roupas infantis em boas condições a preços muito mais acessíveis. Assim, muitas vezes, você pode encontrar peças de marca por uma fração do preço original.
  • Aproveite as promoções e saldos. Fique de olho em promoções, liquidações e saldos em lojas de roupas infantis. É comum encontrar peças de qualidade por preços reduzidos, especialmente nas trocas de estações.
  • Compre tamanhos maiores. Optar por roupas ligeiramente maiores pode estender a vida útil das peças. Então, dobre as barras das calças e ajuste os elásticos para uma adaptação temporária.
  • Faça trocas com amigos ou família. Considere trocar roupas e calçados infantis com amigos ou familiares. Pois, na maioria das vezes, peças que não servem mais em crianças pequenas são quase novas. 

Fique de olho:

  • Invista em algumas boas peças. Em vez de comprar muitas roupas de baixo custo, invista em algumas peças-chave de alta qualidade que podem ser combinadas de várias maneiras. O mesmo serve para calçados.
  • Consulte na internet. Lojas online muitas vezes oferecem uma ampla variedade de opções a preços competitivos. Contudo, certifique-se de ler as avaliações dos consumidores. Além disso, verifique as políticas de devolução antes de comprar.
  • Aproveite as vendas de final de estação. Comprar roupas fora de temporada pode render bons negócios. Planeje com antecedência e compre roupas de inverno no final do verão e vice-versa.
  • Não descarte, repare. Quando as roupas das crianças se danificam, considere fazer pequenos reparos em vez de jogá-las fora. Um simples remendo ou costura pode prolongar a vida útil da peça.

Alguns itens podem ajudar a conservar melhor as roupas dos pequenos: protetores de joelhos, por exemplo, podem evitar rasgos comuns principalmente na época em que os pequenos estão engatinhando ou na fase de brincadeiras em áreas externas, como parquinhos e quadras de esportes. Aventais e babadores na hora de comer também protegem contra manchas e lavagens desnecessárias. 

Link copiado