Roupa de cama: entenda a diferença entre os tecidos

Uma boa noite de sono faz bem para a saúde, então, que tal caprichar?

Redação FamiliarIdades
Uma roupa de cama de qualidade pode fazer toda a diferença. Foto: Getty Images.
Uma roupa de cama de qualidade pode fazer toda a diferença. Foto: Getty Images.

Inúmeras pesquisas já mostraram que dormir bem é essencial para manter a saúde em dia. E uma das maneiras de garantir uma boa noite de sono é sentir-se confortável na hora de deitar. Por isso, leve a sério a escolha da roupa de cama. 

Contudo, há uma variedade de modelos à venda, com diferentes tecidos, estilos, assim como características. Então, para você não se confundir na hora de escolher o conjunto que deve abraçá-lo à noite, selecionamos os principais tipos e recomendações.

Confira os diferentes materiais da roupa de cama:

Lençol de algodão

Feito com material natural macio e respirável. Dura e resiste ao desgaste, tornando-se uma escolha de longa duração. Além disso, adequa-se a todas as estações. 

O algodão percal e o algodão egípcio são variações mais requintadas devido às fibras mais longas e finas. Além do mais, tem padrão de grade com material entrelaçado uniformemente. Isso cria uma superfície lisa e macia, suave ao toque. Por isso, mantém a sensação de frescor durante a noite. 

Linho

Feito de fibras naturais do linho, extraído das hastes da planta, é adequado para climas quentes por ser altamente respirável e absorvente. Embora seja muito resistente, pode enrugar facilmente e encolher nas primeiras lavagens. 

Além disso, esse tipo de lençol tem uma textura ligeiramente áspera quando comparado a outros materiais. No entanto, torna-se mais suave e confortável com o uso e as lavagens. Quanto ao visual, é mais rústico. Dessa forma, é uma escolha popular entre quem aprecia um estilo mais orgânico e casual.

Seda

Agradeça ao bicho-da-seda por esse material incrivelmente suave que produz. Além de oferecer uma noite muito confortável de sono – embora possa ser escorregadio -, o lençol de seda consegue regular a temperatura corporal. Por isso, é uma opção versátil em qualquer época do ano.  

É naturalmente resistente a ácaros, fungos e mofo. Assim, uma boa escolha para pessoas com alergias. Também reduz o atrito com a pele e o cabelo. Não à toa, tende a ser bem mais caro que outros tipos de lençóis. Contudo, por ser delicado, requer cuidados especiais na hora da lavagem. 

Flanela

Esse tipo de lençol usa algodão ou lã escovada para criar um tecido macio e felpudo, com superfície aveludada. Por manter o calor, é excelente para o inverno, oferecendo acolhimento e muito conforto. 

Além de ser durável, a roupa de cama de flanela é resistente e fácil de lavar e manter.

Microfibra

Esse tipo de lençol utiliza microfibras sintéticas extremamente finas e pequenas, produzidas a partir de materiais como o poliéster ou poliamida. Devido a essa natureza, tende a acumular menos ácaros, mofo e alérgenos, sendo uma boa opção para pessoas com alergias. 

O lençol de microfibra é fácil de lavar e secar, além de dispensar o ferro de passar. Mais: geralmente mais barato que outros tipos de roupa de cama e com muitas opções de cores para personalizar o quarto. 

Cetim

Esse tecido é produzido com uma técnica de tecelagem especial em que os fios são organizados de forma a criar uma superfície lisa e brilhante. Assim, um lençol com esse material será extremamente suave ao toque e muito confortável para dormir. 

Por ser muito delicado, é menos durável do que outros materiais. Então, mais suscetível a rasgos. Também requer cuidados especiais na hora de lavar e secar. 

Além do tecido, observe a contagem de fios. Quanto maior o número, mais apertada é a trama e, em teoria, mais suave e durável é a roupa de cama. Lençóis com 200 fios são macios e de boa qualidade, geralmente confortáveis e duráveis, adequados para o uso diário. Já os de 400 fios para cima são considerados de alta qualidade e muito resistentes.

Link copiado