Vida universitária: considere morar em república e economizar

Espaços compartilhados têm preços mais atrativos

Redação FamiliarIdades
Questione quais são os serviços incluídos no valor da república. Foto: Getty Images.
Questione quais são os serviços incluídos no valor da república. Foto: Getty Images.

Passou na universidade longe de casa? É possível economizar durante os estudos ao optar por uma república. Esse tipo de moradia compartilhada é comum nos principais centros universitários do Brasil. Afinal, oferece um preço muito mais em conta do que aluguéis isolados ou pensões.

O primeiro passo é buscar opções na cidade em que você vai morar. As repúblicas costumam anunciar as vagas e abrir o espaço para que a família possa conhecer. Feito isso, é hora de fazer as contas. 

República: aluguel, transporte e comida

Questione quais são os serviços além do aluguel. Afinal, o valor final pode incluir o rateio da alimentação, serviço de limpeza, contas de água e luz, além de internet. 

Morar em repúblicas com estudantes da mesma universidade também gera economia no transporte. Muitos alunos costumam dividir os valores de carros por aplicativo, por exemplo, caso não exista opção de moradia próxima ao campus ou fácil acesso ao transporte público.

Organização e hierarquia na república

Muitas repúblicas são antigas, com a presença de veteranos, e os espaços bem organizados. Os estudantes dividem todas as contas básicas para que seja viável morar fora e para que não pese no orçamento familiar. 

“Na minha república, os bichos [como são conhecidos os alunos ingressantes] possuem uma lista de deveres, como dar comida e passear com os cachorros”, diz Pedro Lopes, que entrou em Economia na Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) em Araraquara. Os mais velhos, segundo ele, cuidam do orçamento da casa e da organização de eventos que arrecadam fundos extras para a moradia.

Integração e troca de experiências

Morar com outros estudantes também é uma oportunidade para fazer novas amizades. Promove senso de comunidade, companheirismo e cooperação, além de facilitar a integração no início da jornada universitária. 

“Fiquei apenas uma semana na república e já me sinto em casa”, diz Lopes. “Os bichos se ajudam nessa hora, porque todos estão vivendo a mesma experiência. É realmente muito legal.”

Moradias estudantis

Além das repúblicas, existem as pensões e até mesmo moradias oferecidas pela própria universidade e que são gratuitas. No entanto, as vagas são limitadas. A seleção é realizada com base na situação socioeconômica de cada aluno. 

A dica para quem vai morar em outra cidade é pesquisar e se informar sobre as opções. Com o início das aulas, fica ainda mais fácil obter informações no campus e consultar outros estudantes. 

Link copiado