Queda de cabelo: quais as principais causas? Entenda

Perda pode estar associada ao estilo de vida; fique de olho

Redação FamiliarIdades
Inúmeros fatores influenciam a queda de cabelo. Foto: Getty Images.
Inúmeros fatores influenciam a queda de cabelo. Foto: Getty Images.

Perder cabelo é normal e acontece todos os dias. Mas se o volume de fios no chão aumentou, é hora de procurar especialistas. Afinal, existem inúmeros fatores que influenciam a queda de cabelo. Por exemplo: alopecias, infecções pela Covid-19, dengue, cirurgias, dietas e falta de vitaminas, bem como estresse e depressão.

“É muito comum as pessoas chamarem toda perda de cabelo de calvície. Mas a calvície é apenas mais um tipo de queda de cabelo, e seu nome correto é alopecia androgenética”, disse Fabiane Mulinari Brenner, coordenadora do Ambulatório de Distúrbios do Cabelo do Hospital das Clínicas de Curitiba, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em entrevista ao Estadão.

“Existem mais de 50 tipos de alopecias. Por isso, é tão importante que o diagnóstico seja feito por um especialista”.

Investigar a causa é essencial para seguir com o tratamento correto, que pode envolver medicamentos e procedimentos em consultórios médicos. Para manter a saúde dos fios e evitar quedas, também é necessário adotar um estilo de vida com uma boa alimentação.

Exames

Exames de sangue também identificam falta de vitaminas. A deficiência de zinco, ferro, vitamina D e ômega 3 podem causar o enfraquecimento dos fios e provocar quedas mais acentuadas. Neste caso, o médico vai analisar a necessidade de suplementação. O excesso de vitamina também é prejudicial. 

Estilo de vida

Uma dieta balanceada, com frutas, verduras, legumes, fibras e proteínas contribui com cabelos saudáveis, assim como uma rotina de atividade física que ajuda a aliviar o estresse.

Estresse e ansiedade

Os cabelos sentem o estresse e a ansiedade. Neste caso, a queda está associada ao aumento do nível de cortisol, hormônio que produzimos em situações de perigo e impede que substâncias importantes sejam absorvidas pelo nosso organismo. 

Lazer

Amplie horários de lazer para aliviar a tensão e mantenha uma rotina mais saudável para diminuir o estresse. Isso vai contribuir para a saúde como um todo e reduzir a queda dos cabelos. Busque sempre ajuda profissional se os sintomas persistirem. 

Link copiado