A infância é um período da vida repleto de atividade corporal, assim como curiosidade e fantasia. No afã de descobrir e entender o mundo que a rodeia, a criança busca tudo aquilo que possa trazer compreensão, aprendizado e diversão. Por isso, os livros infantis são cuidadosamente criados para capturar a imaginação e incentivar a exploração de novas ideias e conceitos.
Um estudo de Margaret Shavlik, Jessie Raye Bauer e Amy E. Booth, Children ‘s Preference for Causal Information in Storybooks, explorou esse universo para entender o interesse dos pequenos pela leitura. Segundo elas, as crianças tendem a preferir histórias causais. Ou seja, aquelas que explicam o porquê e como funciona o mundo.
“Livros que contêm muitas informações causais ajudam a saciar a curiosidade transbordante que todas as crianças pequenas experimentam”, diz o artigo. De acordo com as pesquisadoras, escritores e editoras poderiam incluir mais informações causais em seus livros infantis. Dessa maneira, conseguiriam atrair mais o público jovem.
Veja cinco livros que despertam a curiosidade
Vamos dormir?, do autor e premiado ilustrador belga de contos infantis, Guido Van Genechten. A história envolve um ratinho curioso para saber o que os seus amigos – uma ovelha, uma pomba, um cachorrinho, um elefante e um coala – fazem para pegar no sono. Indicado para bebês.
O mundo nunca dorme, de Natalie Rompella e ilustrações de Carol Schwartz, mostra para as crianças a rotina de insetos e outras criaturas que perambulam pelos quintais e casas enquanto os pequenos descansam. Indicado para leitores de 3 a 6 anos.
Aqui e aqui, do autor e quadrinista brasileiro Caio Zero. O protagonista da história é um menino curioso que tenta resolver um enigma. Por que quando ele vai dormir à noite na própria cama, ele acorda em um quarto da casa vizinha? Indicado para leitores a partir de 4 anos.
O menino com flores no cabelo, de Jarvis. David é um menino gentil e especial, pois no lugar de cabelos ele possui flores. Ele é querido por seus amigos, apesar de diferente, e vive uma vida escolar tranquila e alegre. Mas um dia suas flores murcham e começam a nascer galhos secos e espinhosos em sua cabeça. David se transforma em um menino triste, porque seus antigos amigos se afastam. No entanto, um permanece ao seu lado. Indicado para leitores a partir de 4 anos.
Astronauta, uma adaptação da dramaturgia de Regi Ferreira com ilustrações de Malu Bandeira. Brincando de astronauta, duas irmãs sintonizam uma rádio que atrai a atenção de uma alienígena. A partir desse evento, o trio faz vários planos e explora Ciência e criatividade. Indicado para leitores de 8 a 11 anos.