Quais são os 4 pilares da educação criados pela Unesco?

Transformações sociais, culturais e tecnológicas exigem atenção extra

Redação FamiliarIdades
A educação desempenha um papel bem concreto no mundo. Foto: Getty Images.
A educação desempenha um papel bem concreto no mundo. Foto: Getty Images.

O tempo passa e as mudanças ocorrem sem pedir licença. Viver em uma era de transformações social, cultural e tecnológica exige atenção extra. Por isso, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) se empenha em fundamentar o alicerce para o conhecimento pleno e abrangente. Assim, propõe quatro pilares da educação para promoção do gênero humano. 

“Ao permitir que todos tenham acesso ao conhecimento, a educação desempenha um papel bem concreto na plena realização desta tarefa universal: ajudar a compreender o mundo e o outro, a fim de que cada um adquira maior compreensão de si mesmo.”
Trecho extraído do Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século 21.

Quais são os quatro pilares da educação?

A Unesco define os quatro pilares da educação no Relatório Delors intitulado Educação – Um Tesouro a Descobrir, publicado em 2010,  com o fim de orientar a educação no século 21. São eles: 

  1. Aprender a conhecer. Enfatiza a importância do desenvolvimento de habilidades cognitivas e intelectuais, ao combinar uma cultura geral ampla com um número reduzido de assuntos estudados com profundidade. 
  1. Aprender a fazer. Refere-se ao desenvolvimento de habilidades práticas para uma qualificação profissional e, de um modo geral, capacitação para lidar com diversas situações que surgem no trabalho em equipe, e mesmo no âmbito das diversas experiências sociais. 
  1. Aprender a conviver. Destaca o desenvolvimento da compreensão do outro e da percepção da interdependência entre as pessoas que existe no ambiente de trabalho e na vida social. A compreensão mútua e o respeito pela diversidade e pela paz promovem habilidades para realizar projetos em equipe e gerenciar conflitos.  
  1. Aprender a ser. Reconhece a educação como instrumento de desenvolvimento da personalidade humana e de capacitação para agir com maior autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal. Assim, a educação deve considerar as potencialidades de cada um tais como, memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas e aptidão para comunicar-se. Dessa forma, todos os aspectos intelectuais, valores éticos, emocionais e espirituais se incluem nessa consideração.
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