
A poesia é uma forma de arte que expressa toda a complexidade das experiências humanas. Por isso, se apresenta como uma ferramenta poderosa na educação para enriquecer o processo de aprendizagem.
Seja ela apresentada na forma clássica, como o soneto, por exemplo, ou em uma forma mais contemporânea, como o rap, ela facilita a conexão entre pessoas. Além disso, permite que educadores e alunos dialoguem com maior profundidade.
Vários estudos demonstraram seus benefícios para a educação. A poesia ajuda os alunos no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e alivia a ansiedade, ao mesmo tempo que cria empatia entre professores e alunos. Também auxilia na formação crítica e criativa.
Em artigo do site Poetry & Poets, o professor assistente de alfabetização da Universidade de Arkansas, nos EUA, afirmou: “A poesia ajuda os alunos a praticar a empatia considerando os pensamentos e sentimentos de outras pessoas, muitas vezes pessoas de épocas, lugares e situações diferentes das suas. Ao estudar a forma e o conteúdo distintos de um poeta, professores e alunos podem tentar ver diferentes perspectivas.”
Benefícios da poesia na educação
Ritmo e repetição são características-chave da poesia. O ritmo, principalmente o canto rítmico, ajuda na memorização de fatos e ideias importantes. Já a repetição ajuda na criatividade e reforça conceitos importantes.
Além do mais, a poesia abre espaço para que os alunos possam expressar suas interpretações e críticas sem medo de errar. Assim, os sentimentos são compartilhados e examinados de forma respeitosa e construtiva. Esse benefício aumenta a confiança do aluno em usar sua própria voz e articular suas opiniões.
Também as figuras de linguagem muito utilizadas na poesia são mais eficazes para o aprendizado: a símile, uma comparação de semelhanças entre duas coisas diferentes, como ‘tão forte como um leão’, por exemplo, e a metáfora, que transfere o entendimento do significado de uma palavra ou expressão para outra palavra, como em ‘coração de pedra’.
Outro benefício da poesia é o de aguçar a criatividade. Estudos comprovam que alunos que combinam criatividade com teoria possuem níveis de engajamento maior.
Ao mesmo tempo em que a poesia contribui para o desenvolvimento de habilidades analíticas, também incentiva processos de pensamento criativos e inovadores.
Como usar a poesia na educação
Existe uma infinidade de habilidades que podem ser desenvolvidas através do ensino da poesia. Por exemplo: apresentação, pesquisa, análise lógica e resolução de problemas. Além disso, os alunos aprendem lições de competição, cooperação, assim como trabalho em equipe.
Habilidades essenciais para a educação são promovidas pelo uso da poesia, tais como a análise, interpretação e estilo. A análise foca na compreensão da leitura, capacidade para discernir sobre o que o poema quer transmitir. Por sua vez, a interpretação capacita a investigação das razões profundas contidas nas entrelinhas de um poema. Por último, o estilo enfatiza a escrita e como ela é apresentada.
Dessa forma, ao incorporar a poesia na educação, os professores não apenas enriquecem o currículo escolar, mas também contribuem para a formação de indivíduos mais sensíveis, criativos e conscientes de si mesmos e do mundo ao seu redor. A poesia é , portanto, uma ferramenta pedagógica poderosa que transcende o ensino tradicional.