Os podcasts estão em alta, fazendo muito sucesso na internet. Assim, há produções dos mais variados temas e para os mais variados públicos. Inclusive para crianças.
Esses programas infantis em áudio vão desde narração de histórias até personagens fictícios para estimular a curiosidade. Dessa forma, são boas alternativas para entreter os pequenos. Além disso, reduzem o tempo em que eles ficam expostos às telas de TVs, celulares, bem como computadores.
Veja algumas sugestões de podcasts:
Calunguinha. Podcast ficcional com foco na diversidade racial. Calunguinha é um menino preto que adora histórias. Então, toda noite, antes de deitar, escuta sua mãe contar a vida de uma pessoa negra importante. Os episódios têm participações especiais de artistas como Babu Santana, Negra Li, Teresa Cristina, Sérgio Lorozza e mais.
Coisa de Criança. Por que não tem neve no Brasil? Por que o mar é salgado? Tem uma hora que a criança chega na fase dos porquês. Assim, esse podcast pode ajudá-la a matar todas essas curiosidades.
Scikids. É uma outra opção de podcast voltado para os curiosos, só que com foco em Ciência. Nos episódios, há perguntas gravadas por crianças das mais diferentes faixas etárias, que são respondidas por profissionais ou cientistas.
Era uma vez um Podcast. Feito para crianças com imaginação fértil, é um podcast com histórias infantis de todos os tipos. Desde os clássicos contos de fada até criações originais.
Contos da Capivara. Também na pegada de contos infantis, o programa tem foco em sustentabilidade e meio ambiente como forma de inspirar e mudar hábitos nas famílias.
Livro que amamos – histórias para crianças. Um podcast também pode ajudar a introduzir o hábito da leitura nos pequenos. Dessa maneira, neste, uma mãe e seus dois filhos compartilham as suas leituras favoritas em português e em inglês.
Meu Humano Saiu. O podcast é apresentado pela cachorra Dori, que aproveita quando fica sozinha em casa para gravar os episódios. É uma forma lúdica de divertir e entreter as crianças.
Finalmente, depois de escutar esses podcasts, quem sabe você não consegue organizar a produção de episódios com a assinatura da sua família em casa?