Angélica de Souza viveu quase uma maratona para encontrar a escolinha ideal para as suas filhas Marina e Catarina, hoje com 8 e 6 anos. “Quando decidimos colocar a Marina na creche, consideramos diversos fatores”, diz. “A segurança era nossa prioridade. Mas avaliamos também a estrutura, os profissionais, a preparação para emergências e o espaço para as brincadeiras.”
Como ela, outras mães e pais podem ter muitas dúvidas ao escolher o primeiro ambiente externo de educação, já que os pequenos passarão boa parte do dia nesse local. Além disso, o ingresso na creche marca o início de uma importante jornada de aprendizado, brincadeiras e desenvolvimento social.
A estrutura deve ser adequada, com bom controle de acesso e espaço seguro para as brincadeiras. A localização também é importante, assim como o processo de adaptação a esse novo desafio e o tamanho de cada turma. Da mesma forma, os profissionais devem ser experientes e preparados. A comunicação com os pais, por sua vez, deve ser contínua.
Angélica levou esses fatores em conta e acertou. A experiência foi tão positiva com a sua filha mais velha que, depois, matriculou a mais nova na mesma creche. “Estou satisfeita com os resultados. Minhas filhas receberam toda a atenção necessária para o aprendizado e socialização e isso facilitou muito o processo de alfabetização. A creche preparou bem minhas filhas para os novos desafios escolares”, diz.
O que considerar ao escolher a creche do seu filho?
Idade e alimentação
É importante levar em conta a idade da criança. Um bebê de três meses já pode ser matriculado em um berçário, embora a recomendação seja esperar, se possível, até que ele tenha mais autonomia e uma alimentação não restrita ao leite materno.
Da mesma forma, os profissionais devem ser aptos a identificar eventuais problemas de alergias e intolerâncias. Caso o seu filho passe por alguma restrição alimentar, confira se o local oferece alternativas seguras de alimentação.
Limpeza e higiene
A higiene é fundamental. Então, ao visitar uma creche, peça para ver todos os espaços, incluindo cozinha e banheiros, que devem estar limpos e com boa ventilação. Os profissionais devem usar roupas adequadas se estiverem cozinhando ou limpando os banheiros, por exemplo.
A família deve conhecer muito bem os procedimentos em relação a banhos, limpeza das mãos e higiene bucal. Se houver troca de fraldas, o profissional deverá usar luvas descartáveis e higienizar o colchonete do trocador, antes e depois de usá-lo, com álcool 70%. Além disso, cada criança deve usar o próprio material de higiene.
Atividades e descanso
Observe se a proposta pedagógica está alinhada com seus valores. Avalie a qualidade das atividades, a organização do espaço e a adequação às necessidades das crianças. O ambiente deve ser lúdico. A rotina é desejável, embora a programação deva estimular sempre novas explorações e descobertas.
Questione o número de profissionais destacados para cada atividade, como a hora do banho de sol, por exemplo. Quanto mais adultos presentes, mais segurança para os pequenos. Busque referências e converse com outros pais a esse respeito. A creche também deve considerar um tempo para o descanso para as crianças ao longo do dia de acordo com a faixa etária.