A música, o ‘coração do povo’, precisa pulsar na escola

Ela é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social

Redação FamiliarIdades
Apesar da obrigatoriedade do ensino de música na educação básica, a disciplina ainda é vista como secundária. Foto: Getty Images.
Apesar da obrigatoriedade do ensino de música na educação básica, a disciplina ainda é vista como secundária. Foto: Getty Images.

O aprendizado de música nas escolas tem ganhado cada vez mais espaço nos debates educacionais. Não apenas como um componente artístico, mas como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos.

Em um cenário educacional que busca formar cidadãos completos e preparados para os desafios do século 21, a música surge como aliada essencial no processo de ensino-aprendizagem.

Segundo especialistas em Pedagogia e Neurociência, o contato com a música estimula áreas do cérebro ligadas à memória, concentração, linguagem e criatividade. 

Para crianças em idade escolar, tocar um instrumento, cantar em coral ou simplesmente aprender sobre ritmos e estilos musicais pode significar mais do que adquirir uma habilidade artística: é uma maneira de desenvolver competências que refletem diretamente no desempenho escolar.

Nas escolas públicas e particulares que investem no ensino musical, os resultados são visíveis. Professores relatam melhora na disciplina, na autoestima e no relacionamento interpessoal dos alunos. 

Em entrevista publicada no YouTube, a professora de Licenciatura em Música na Universidade Federal de Alagoas, Ziliane Teixeira, falou sobre os benefícios da disciplina. 

“A primeira coisa que a gente precisa entender é que o ensino de música na escola não necessariamente é para formar músicos. Até pode, se alguém a partir dali tiver interesse em se tornar músico, mas esse não é o objetivo principal”, afirmou. 

Mas, apesar dos benefícios comprovados, o ensino de música ainda enfrenta alguns obstáculos. Por exemplo: falta de estrutura, ausência de professores especializados e baixo investimento em educação artística. 

A Lei nº 11.769/2008, que tornou obrigatório o ensino de música na educação básica, ainda encontra dificuldades em sua implementação plena, especialmente nas regiões mais carentes do País.

Desafios para a implementação da música nas escolas

Os principais desafios para incluir o ensino musical na agenda das escolas brasileiras são:

  1. Falta de formação específica. Muitos professores não possuem formação adequada em educação musical, o que dificulta a aplicação eficaz da disciplina.
  2. Infraestrutura inadequada. Muitas escolas não têm instrumentos musicais, espaços apropriados ou materiais didáticos suficientes.
  3. Baixa valorização da música na educação. Apesar da obrigatoriedade do ensino de música na educação básica, a disciplina ainda é vista como secundária e recebe menos atenção em comparação com outras matérias.
  4. Carga horária reduzida. O tempo dedicado ao ensino musical nos currículos escolares é limitado, fato que dificulta um aprendizado mais aprofundado.
  5. Falta de políticas públicas eficazes. Apesar da existência de leis que exigem o ensino de música, a implementação prática ainda enfrenta obstáculos devido à falta de investimentos e incentivos governamentais.

Segundo a Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), há iniciativas e propostas para fortalecer o ensino musical, como programas de formação de professores e projetos que buscam integrar a música ao cotidiano escolar.

Além disso, iniciativas pontuais, como projetos de orquestras escolares, corais e parcerias com instituições culturais, têm mostrado que é possível levar a música a mais alunos, mesmo diante de recursos limitados. 

Para os educadores, o caminho está em tratar a música não como um luxo, mas como parte integrante de uma educação de qualidade.

Enquanto escolas, gestores e comunidades educacionais se mobilizam para fortalecer o ensino musical, os estudantes seguem afinando não só instrumentos, mas também habilidades que farão diferença por toda a vida. Afinal, como diz a expressão, a “música é o coração do povo”. E esse coração precisa pulsar, também, nas salas de aula.

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