
Um estudo da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, revelou que a motivação dos alunos tende a melhorar com o tempo. Isso ocorre especialmente quando eles sentem um forte senso de pertencimento à escola. A pesquisa acompanhou mais de 1.600 alunos do ensino médio ao longo de dois anos.
“Nossos resultados apontam para um quadro mais esperançoso para alunos que começam com níveis mais baixos de motivação. Eles tendem a mudar para perfis mais adaptativos com melhores características motivacionais ao longo do tempo”, disse Kui Xie, principal autor do estudo e professor de Estudos Educacionais.
Percepção das mudanças na motivação
Os pesquisadores questionaram 1.670 alunos de 11 escolas públicas de ensino médio no centro e nordeste de Ohio que estavam do nono ao 11º ano.
A equipe fez duas perguntas sobre o que os motivava a irem para a escola durante dois anos consecutivos. “Vou à escola porque sinto prazer e satisfação ao aprender coisas novas” e “Vou à escola porque preciso de pelo menos um diploma do ensino médio para encontrar um emprego bem remunerado mais tarde” foram as questões.
Os pesquisadores também mediram o grau de pertencimento à escola ao analisar as avaliações feitas pelos alunos sobre o quanto era verdadeira para eles a declaração “Eu me sinto como uma parte real desta escola”.
Motivação ou desmotivação
Os resultados classificaram os alunos em seis perfis diferentes: de desmotivados a altamente motivados de forma autônoma. Dois desses perfis correspondiam a adaptativos, dois a desadaptativos e dois a meio adaptativos.
A equipe atribui os perfis desadaptativos aos alunos sem motivação alguma para ir à escola. Em outras palavras: iam à escola porque os pais obrigavam.
“Esses são os alunos que correm maior risco de desistir se não conseguirmos encontrar maneiras melhores de deixá-los entusiasmados com a escola”, disse Xie, que dirige o Laboratório de Pesquisa para Aprendizagem Digital do Estado de Ohio.
Já os perfis mais adaptativos representavam os alunos com motivações como amor pelo aprendizado e desejo de entrar em uma boa faculdade.
Mudança de perfil
O estudo também descobriu que muitos alunos mudaram de perfil ao longo do tempo, geralmente para perfis mais adaptativos. Segundo Xie, uma razão pode ser simplesmente porque eles são um ano mais velhos e mais maduros.
Além disso, o estudo identificou que fatores como o desempenho acadêmico anterior e o sentimento de pertencimento à escola influenciam a motivação dos alunos. Assim, estudantes com melhores notas e que se sentiam parte da comunidade escolar eram mais propensos a se mover para perfis de motivação mais adaptativos.
“Isso significa que, se pudermos encontrar maneiras melhores de motivar os alunos, se pudermos colocá-los em um perfil melhor, eles tendem a permanecer lá”, disse ele.
Isso sugere que as escolas podem desempenhar um papel fundamental em aumentar a motivação dos alunos ao promover um ambiente de pertencimento. Além disso, por meio da implementação de programas de intervenção que se baseiem nos perfis motivacionais dos alunos.
“Quando projetamos intervenções, devemos pensar em mudar gradualmente os alunos para perfis mais adaptáveis”, disse Xie. “Precisamos adequar as estratégias de motivação a perfis específicos. Não existe uma estratégia universal que funcione para todos os grupos”.