
O método Montessori é um método que desafiou o método de ensino tradicional, com a proposta de libertar as crianças para a autoaprendizagem.
A autoaprendizagem é a maneira mais natural de adquirir conhecimento. Ela parte do princípio de que as crianças são capazes de aprender sozinhas quando têm oportunidade.
Aprender como aprender no método Montessori
A autoaprendizagem é um processo que exige a autoformação reflexiva. Ou seja: aprender como aprender. Dessa maneira, o aluno estrutura, controla e avalia sua própria aprendizagem.
Isso quer dizer que nesse processo a criança aprende a controlar seus pensamentos, impulsos e ações. Assim, ela se torna mais independente e proativa.
Mas cuidado! A autoaprendizagem não é a mesma coisa que aprendizagem autônoma.
A aprendizagem autônoma, por sua vez, é quando o aluno educa a si mesmo, o que quer dizer que ele é um autodidata e, portanto, dispensa a orientação ou tutoria de outros.
Já na autoaprendizagem a criança é levada pela curiosidade que a conduz ao tópico de maior interesse para aprender, com acompanhamento de um professor.
O professor atua como um guia, tutor e mediador ao ajudar o aprendiz em suas dificuldades. Cabe ressaltar que os métodos de coerção ou controle da educação tradicional não são tolerados.
Outro papel do guia é o de ser o responsável por preparar o ambiente de aprendizado a cada dia.
Sala de aula dinâmica no método Montessori
O ambiente deve ser dinâmico e com grande riqueza de materiais de tamanhos adequados que ofereçam estímulos para os cinco sentidos.
Além disso, deve-se permitir a livre movimentação da criança para que ela possa se conectar com tudo e com todos ao seu redor.
Dado que as salas são compostas por alunos de idades variadas, as crianças novas aprendem com as mais velhas. Por sua vez, as crianças mais velhas reforçam os conceitos que já aprenderam quando ensinam aos mais jovens.
Nesse ambiente, a criança é incentivada a seguir seus interesses, a usar sua criatividade e buscar formas próprias para resolver problemas.
“Num ambiente bem preparado, a criança desenvolve um alto poder de concentração, entusiasmo e autoconfiança”, afirma o pedagogo Felipe Roquette, em vídeo no YouTube.
Ao enfatizar o aprendizado através da prática, o método Montessori é uma proposta de aprendizagem que se dá naturalmente, pois apela para a curiosidade natural da criança, muito além do enfadonho método tradicional de aprendizagem imposta.
Método tradicional de ensino
No método tradicional de ensino, os alunos recebem instruções, informações e conteúdos que fazem parte de um plano de estudos desenvolvido pelo professor ou pela equipe de educação da escola.
Nesse processo, o professor situa-se na frente de todos os alunos da classe para ministrar as aulas com os temas impostos por ele. Ou seja: as aulas devem ser ouvidas e absorvidas por todos.
Em resumo, o foco está no professor. O aluno é um mero aprendiz passivo com seu raio de ação muito limitado. Em outras palavras: sem ter a oportunidade de participar ativamente, muito menos tomar decisões, ou ter incentivo para vasculhar novos horizontes de seu interesse.
Educação holística
O método de ensino Montessori foca no aprendizado como um todo. Para isso, prioriza a educação em todos os aspectos da criança, espiritual, físico, intelectual e emocional. Portanto, exige atenção redobrada do guia para identificar as necessidades de cada aluno.
Programas de aprendizagem personalizados
Cada criança recebe um tratamento específico que leva em consideração seu interesse, necessidade e etapa de desenvolvimento. Em um ambiente Montessori, cada criança progride no seu próprio ritmo, compreendendo completamente um conceito antes de avançar para uma etapa seguinte. Dessa forma, ela obtém uma base sólida para conseguir dar sequência no aprendizado futuro.