Meu filho tem medo do escuro. E agora?

Insegurança é comum, mas você pode ajudar; veja algumas dicas

Redação FamiliarIdades
É comum que os pequenos tenham medo do escuro. Isso provavelmente está ligado a fatores evolutivos. Foto: Getty Images.
É comum que os pequenos tenham medo do escuro. Isso provavelmente está ligado a fatores evolutivos. Foto: Getty Images. É comum que os pequenos tenham medo do escuro. Isso provavelmente está ligado a fatores evolutivos. Foto: Getty Images.

Muitas famílias já se divertiram bastante com a animação Monstros S.A., que conta a história de uma menina fofa que fica amiga dos monstros do seu armário. A produção trata de diferentes aspectos da insegurança infantil, entre elas o medo do escuro.

É comum que os pequenos tenham medo do escuro. Isso provavelmente está ligado a fatores evolutivos. Afinal, nossos ancestrais precisavam ser cautelosos à noite para evitar predadores, o que pode ter gerado um instinto de alerta em ambientes pouco iluminados. 

Além disso, do ponto de vista psicológico, o pavor do escuro pode surgir quando as crianças começam a desenvolver a imaginação. Então, sem conseguir enxergar, tendem a criar cenários, alimentando o medo de figuras desconhecidas ou imaginárias.

Estratégias para ajudar a combater o medo de escuro:

  1. Valide o medo. Reconheça a insegurança dele em vez de ignorá-la, mostrando que é compreensível.
  2. Use uma luz noturna. Luzes suaves ajudam a manter o ambiente visível sem ser muito brilhante.
  3. Crie uma rotina relaxante. Leituras tranquilas ou músicas suaves antes de dormir podem ajudar a relaxar.
  4. Mostre que o quarto é seguro. Faça atividades no escuro com ele, como explorar com uma lanterna, para ele se sentir mais confortável no ambiente.
  5. Ensine técnicas de relaxamento. Respirações profundas e contagem podem ajudar a acalmar.
  6. Transforme o escuro em algo positivo. Brincadeiras com sombras ou histórias relaxantes sobre a noite podem mudar a percepção que ele tem.
  7. Ofereça objetos de segurança. Um bicho de pelúcia ou cobertor, por exemplo, pode trazer conforto e segurança.
  8. Evite expor a conteúdos assustadores. Algumas imagens ou histórias podem aumentar a ansiedade das crianças. Portanto, atenção ao que ela vê ou escuta. 
Link copiado