A escolha de material escolar eco-friendly para os seus filhos é um passo importante na adoção de um estilo de vida com menos impacto ao planeta. Pois produtos sustentáveis ensinarão às crianças o valor da responsabilidade ambiental. Além do mais, você vai reduzir o lixo e reduzirá as despesas domésticas.
O que levar em consideração ao comprar material escolar:
- Materiais reciclados. Escolher produtos de materiais reciclados ajuda a reduzir a demanda por recursos naturais e, de quebra, o desperdício. Por exemplo, um estojo feito de garrafa PET é uma opção sustentável para armazenar lápis, canetas e outros itens pequenos.
- Marcas conscientes. Muitas marcas de material escolar estão adotando práticas sustentáveis em suas operações. Então, pesquise. Depois, opte por aquelas que se comprometem com a sustentabilidade. Por exemplo: ações como embalagens eco-friendly e redução do uso de plástico.
- Lápis e canetas sustentáveis. Escolha lápis de madeira certificada pelo Conselho de Manejo Florestal (FSC, do inglês Forest Stewardship Council). Em vez de descartáveis, opte por canetas recarregáveis. Assim você reduzirá a quantidade de resíduos plásticos.
- Mochilas eco-friendly. Procure por bolsas de materiais reciclados ou orgânicos. Elas são duráveis e resistentes.
- Papel certificado. Opte por cadernos, papéis de rascunho e outros produtos que sejam certificados como provenientes de manejo florestal sustentável, certificado pelo FSC. Portanto, de olho nos selos!
- Borrachas livres de PVC. Evite materiais que contenham policloreto de vinila (PVC). Esse plástico libera grande quantidade de poluição tóxica ao ser produzido. Em vez disso, escolha borrachas à base de látex natural ou materiais reciclados.
- Redução de embalagens. Para evitar desperdício e produção excessiva de lixo, opte por produtos que tenham embalagens mínimas e/ou recicladas.
- Durabilidade e qualidade. Escolha materiais de qualidade superior. Dessa forma, precisam ser substituídos com menos frequência, economizando recursos a longo prazo.
- Reutilização e reciclagem. Reutilize itens como pastas e estojos, quando possível. Da mesma forma, recicle materiais escolares quando não forem mais úteis.
Use a escolha de material escolar como uma oportunidade para educar as crianças sobre a importância da conservação ambiental. Afinas, essas escolhas podem fazer a diferença.