Descobrir se o seu filho está usando a inteligência artificial (IA) para fazer a lição de casa pode ser um desafio necessário. Apesar de ser uma ferramenta útil em muitas situações, a tecnologia não pode substituir o que os jovens precisam, sozinhos, desenvolver em termos de raciocínio, resiliência e determinação. Além disso, trapacear pode ter consequências negativas em longo prazo.
Por isso, é importante que os pais estabeleçam uma comunicação aberta dentro de casa, assim como estejam atentos a mudanças repentinas no desempenho escolar dos filhos. Outra forma de reforçar a importância da aprendizagem e ajudar a detectar possíveis artimanhas é estimular o compartilhamento de conhecimento.
Confira dicas para verificar a lição de casa dos filhos:
- Converse com seu filho. Primeiro, ressalte a importância da honestidade, inclusive acadêmica. Então, explique as consequências negativas do plágio.
- Observe mudanças no desempenho. Uma melhora repentina nas notas e desproporcional ao seu esforço pode indicar trapaça. Portanto, fique atento.
- Verifique o uso de tecnologia. Certifique-se de estar ciente das ferramentas e aplicativos que seu filho utiliza para estudar.
- Peça para explicar o trabalho. Se o seu filho não for capaz ou mostrar um conhecimento superficial, isso pode levantar suspeitas.
- Compare com fontes online. Faça uma pesquisa na internet usando partes do trabalho do seu filho para ver se encontra qualquer conteúdo similar.
- Revise os trabalhos. Analise cuidadosamente as redações quanto à qualidade e ao estilo de escrita. Depois, compare-as com trabalhos anteriores.
- Fale com os professores. Mantenha um canal de comunicação aberto com a escola, pois ela pode ajudar a identificar trabalhos suspeitos.
- Use software de detecção de plágio. Há opções atualizadas na internet que já conseguem detectar textos gerados por inteligência artificial. Então, aplique a tecnologia a seu favor.