Lição de casa: 5 formas de ajudar sem fazer o trabalho dos filhos

Cuidado para não inibir a capacidade de resolução das crianças

Redação FamiliarIdades
Pais e filhos podem estabelecer juntos uma determinada hora do dia para fazer a lição de casa. Foto: Getty Images.
Pais e filhos podem estabelecer juntos uma determinada hora do dia para fazer a lição de casa. Foto: Getty Images.

Que mãe ou pai nunca se frustrou com a atitude do filho em relação à lição de casa? No desespero, muitos acabam por fazer o trabalho que é da criança. Mas a participação dos pais na educação escolar é benéfica quando os limites não são ultrapassados. 

Ou seja, cada um deve manter o seu papel. Cooperar com os filhos nas dificuldades das tarefas escolares não significa fazer a lição de casa para eles! Pois essa atitude pode inibir a capacidade de resolução de problemas de forma independente.

Há muitas formas de os pais transformarem esse momento difícil em horas prazerosas. Aqui estão 5 estratégias para motivar os filhos na hora da lição de casa: 

Estabelecer uma rotina de estudos consistente

É importante construir hábitos de estudo que serão levados para toda a vida escolar.  Mas de que forma? Pais e filhos podem estabelecer juntos uma determinada hora do dia para fazer as lições, bem como determinar quanto tempo é necessário para a atividade. Além do mais, a família pode discutir a prioridade de certas disciplinas. Assim, é fundamental considerar as opiniões dos filhos.

Criar um ambiente propício à aprendizagem

Procure estabelecer um local fixo e confortável para o estudo em casa. Ou seja, sem sons de televisão, aparelho de som, ruídos de qualquer espécie e tudo que possa desconcentrar o estudante. Uma boa dica é preparar a mente da criança com histórias ou pequenas leituras que incentivem a vontade de estudar um pouco antes de fazer a lição de casa. Isso fará com que o seu filho entre no “clima”.

Encorajar curiosidade, questionamento e criatividade

Tenha disposição para responder perguntas sem dar soluções prontas. Além disso, questione sem intimidar, encorajando a curiosidade, o questionamento e a criatividade. Essa atitude também oferece apoio emocional. 

”Em vez de questões genéricas, do tipo ‘O que você fez na escola?’, que pode ser muito ampla e a criança não sabe nem como responder, os pais podem abordar situações específicas, como pedir para o filho contar o que mais gostou na escola naquele dia ou se houve algo que o fez sorrir”, explicou a professora Neide de Aquino Noffs, doutora em educação da PUC-SP, em entrevista à revista Gama. 

Incentivar atividades educativas nas horas de lazer

Ofereça brinquedos e livros educativos. Também organize passeios em família para museus, aquários, assim como parques e outros eventos culturais. Dessa forma, você vai reforçar o que o seu filho está aprendendo na escola de uma forma divertida.  

Sempre elogiar os acertos dos filhos

O elogio é uma peça fundamental para melhorar o rendimento na lição de casa. Da mesma maneira, criticar um erro pode desestimular a criança. Caso não consiga ajudar, fale para o seu filho levar a dúvida para a professora. Dessa maneira, ele também aprenderá a negociar e admitir dificuldades. Finalmente, entenda que “a hora da tarefa pode acabar se tornando um momento afetivo”, como ressaltou Neide.

Link copiado