Ler para bebês não é apenas uma forma de expressar carinho e reforçar a conexão entre pais e filhos, mas também um investimento no futuro da criança. Essa prática contribui para o desenvolvimento da linguagem e expressão.
Um estudo realizado pela Universidade Marshall, nos Estados Unidos, acompanhou famílias que liam pelo menos um livro por dia para seus filhos de até um ano de idade. Um artigo sobre o trabalho foi publicado no periódico especializado Journal of the American Board of Family Medicine.
Os bebês avaliados na pesquisa apresentaram um desempenho melhor em testes de linguagem expressiva e receptiva aos nove meses de idade em comparação com outras crianças que não tiveram a mesma experiência.
“Um livro por dia é uma meta fácil para as famílias”, afirmou o médico Adam Franks, coautor da pesquisa. “Ver que há uma melhoria na fala e na compreensão antes de um ano de idade é muito positivo”.
Ler e incentivar a leitura
Quando estimulada desde cedo, a leitura diverte e prepara a criança para a alfabetização. Mas, mais do que desenvolver a linguagem, ela abre portas para um universo de possibilidades.
Afinal, é possível exercitar a criatividade e desenvolver habilidades que serão usadas ao longo da vida. Além disso, compartilhar histórias cria bons momentos, fortalece os laços familiares e contribui para o desenvolvimento pleno das crianças.
Para que as crianças se sintam instigadas a ler, crie um ambiente acolhedor com livros adequados à idade delas. Interprete personagens, represente as histórias e faça visitas a bibliotecas e livrarias. Aos bebês, ofereça livros sensoriais, de figuras em relevo com diferentes texturas e sons.