Você pode aprender noções de programação, arquitetura, matemática e até história sem estar em uma sala de aula, mas em um jogo. Segundo o professor Leonardo Tortoro Pereira, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP), alguns games, além de divertir, despertam interesse e novos conhecimentos. Entretanto, para isso, use com bom senso.
Pereira separa os jogos digitais basicamente em três tipos: entretenimento, sérios e ‘gamificação’. Esta última categoria diz respeito às ferramentas que usam elementos dos jogos eletrônicos, mas não chegam a ser definidas como tais.
Um bom exemplo são os aplicativos para aprender idiomas. “Tem pontuação, ranking, você avança em fases”, diz. Contudo, a maioria pertence ao primeiro grupo, com alguns exemplares que oferecem mais do que mero entretenimento.
Diversão que educa
Há jogos eletrônicos que não foram lançados com o objetivo principal de educar. Porém, podem auxiliar no processo de aprendizagem. Um exemplo é o sucesso mundial “Minecraft”, em que o usuário deve coletar recursos naturais limitados para construir ferramentas e abrigos como proteção às ameaças que surgem à noite.
A relação do jogo com a educação deu tão certo que, em 2016, os desenvolvedores lançaram oficialmente uma versão voltada ao aprendizado, o “Minecraft Education Edition”, direcionado a professores e alunos como um complemento das aulas.
Veja alguns jogos que podem ajudar no aprendizado:
- Minecraft Education Edition. Versão do famoso jogo de construção que oferece uma experiência de aprendizado imersiva. Assim, permite que os alunos explorem e criem. Tudo isso em um ambiente virtual interativo.
- Duolingo. Um aplicativo de aprendizado de idiomas que usa jogos para tornar o processo ainda mais divertido.
- Human Resource Machine. Um jogo de quebra-cabeça que ensina programação por meio de desafios lógicos.
- Kerbal Space Program. Um simulador espacial que ensina princípios básicos de física e engenharia aeroespacial.
Ainda que esses jogos ofereçam mais do que entretenimento, confira sempre a classificação indicativa de cada título para ver se está adequada a sua família.