Bem-vindos ao jardim de infância, o grande degrau do desenvolvimento

Estudo mostra importância de uma transição bem-sucedida nessa fase da vida

Redação FamiliarIdades
O jardim de infância é o primeiro espaço onde muitas crianças vivenciam a aprendizagem formal, ainda que de maneira lúdica. Foto: Getty Images.
O jardim de infância é o primeiro espaço onde muitas crianças vivenciam a aprendizagem formal, ainda que de maneira lúdica. Foto: Getty Images.

A entrada no jardim de infância representa o primeiro marco significativo na vida escolar de uma criança. Esse momento vai além da simples mudança de ambiente. É um processo que influencia diretamente o desenvolvimento acadêmico e social ao longo dos anos.

O jardim de infância é o primeiro espaço onde muitas crianças vivenciam a aprendizagem formal, ainda que de maneira lúdica. Assim, a qualidade dessa experiência pode despertar o prazer de aprender e influenciar positivamente a relação da criança com o conhecimento.

Feliz no jardim de infância

Um estudo da Universidade de Ohio, nos EUA, demonstrou que as crianças que tiveram uma transição bem-sucedida nos primeiros meses apresentaram melhores resultados em habilidades acadêmicas e comportamentais no final do ano. 

A transição inclui aspectos como fazer novos amigos, trabalhar em grupo e adaptar-se às demandas acadêmicas. 

Só que os pesquisadores observaram que nem sempre é simples assim: mesmo crianças bem preparadas enfrentam dificuldades de transição. E isso pode prejudicar o desenvolvimento. 

Jing Sun, autora principal do estudo, explicou que “as dificuldades de transição prejudicam o desenvolvimento das crianças, independentemente das habilidades iniciais de prontidão com as quais elas entraram.” 

O estudo envolveu 626 crianças do jardim de infância de 15 escolas em um grande distrito de Ohio, nos EUA. 

Os professores avaliaram as dificuldades de transição das crianças nas primeiras 14 semanas do ano letivo, considerando cinco áreas: habilidades acadêmicas, fazer amigos, trabalhar em grupo, organização e seguir rotinas. Além disso, as crianças realizaram testes de habilidades matemáticas, de leitura e sociocomportamentais no início e no final do ano.

Importância da transição bem-sucedida

Os pesquisadores constataram que a transição para o jardim de infância tem várias implicações importantes:

  1. Desenvolvimento de habilidades. Crianças que conseguem fazer uma transição bem-sucedida nos primeiros meses mostram ganhos maiores em habilidades acadêmicas, como leitura e matemática, e em habilidades sociocomportamentais ao longo do ano letivo.
  1. Impacto universal. A transição é fundamental para todas as crianças, independentemente de suas habilidades iniciais de prontidão. “Mesmo aquelas que estão mais prontas para a escola serão afetadas se encontrarem dificuldades na transição”, disse Jing Sun
  1. Conexões sociais e acadêmicas. Dificuldades na transição nos primeiros meses podem limitar as conexões das crianças com professores e colegas, o que prejudica o aprendizado e o desenvolvimento social. “Sem esse apoio, fica difícil para elas se beneficiarem do ambiente da sala de aula, mesmo que estivessem preparadas para entrar”, afirma Jing. Por outro lado, uma adaptação bem-sucedida facilita essas conexões, o que promove um ambiente mais propício ao aprendizado.
  1. Importância do alinhamento. O estudo destaca a necessidade de maior alinhamento entre a pré-escola e o jardim de infância. A diferença nas rotinas e nas demandas acadêmicas pode ser um obstáculo significativo para muitas crianças. 
  1. Necessidade de intervenções. Para ajudar as crianças que têm dificuldades de adaptação, os pesquisadores recomendam intervenções específicas. Isso não apenas beneficiaria essas crianças, mas também reduziria interrupções no aprendizado de toda a sala de aula.

Esse suporte deve ser coordenado entre professores, pais e escolas para facilitar uma transição equilibrada. Dessa forma, é possível construir as bases para um futuro de aprendizado contínuo, relações saudáveis e desenvolvimento pleno. 

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