Além da diversão: a importância da brincadeira entre irmãos

Compartilhar experiências é uma forma de se preparar para o mundo

Redação FamiliarIdades
Irmãos compartilham um vínculo verdadeiramente único e especial. Foto: Getty Images.
Irmãos compartilham um vínculo verdadeiramente único e especial. Foto: Getty Images.

A brincadeira entre irmãos vai além da diversão. Ela estimula habilidades importantes para o desenvolvimento das crianças. Afinal, quando eles brincam juntos, desenvolvem criatividade, comunicação, cooperação, resolução de conflitos e compreensão emocional. 

“Os irmãos compartilham um vínculo verdadeiramente único e especial. Eles crescem juntos, compartilham experiências e formam uma conexão duradoura que não é construída apenas com amor e apoio, mas com uma jornada de vida compartilhada”, diz a professora Pamela Myers em artigo publicado no site Child Development Institute.

É através da brincadeira que eles aprendem a interagir uns com os outros, a expressar emoções e a entender melhor o ambiente ao seu redor. Assim, incentivar essas atividades é uma maneira de fortalecer os laços familiares e de impulsionar o aprendizado.

Como os irmãos ajudam?

  • Cooperação. Quando inventam uma determinada tarefa com objetivo comum, os irmãos aprendem sobre cooperação, justiça, bem como respeito mútuo. 
  • Linguagem e comunicação. Ao determinarem papéis e regras, as crianças expressam pensamentos e sentimentos. Então, aprendem também a articular as ideias e a compreender as dos outros. 
  • Resolução de problemas. Os irmãos aprendem a negociar e a respeitar as diferenças quando tentam resolver desafios juntos. Nesse processo, eles desenvolvem também a autonomia e a independência.
  • Memórias. A brincadeira entre irmãos é a melhor maneira para construir memórias afetivas positivas para o resto de suas vidas.
  • Vínculo único. Brincar com os irmãos fará com que eles sejam os primeiros amigos e confidentes um do outro. 
  • Benefícios físicos. Correr, pular e explorar diferentes movimentos corporais contribuem para a coordenação motora e a saúde física. Essas atividades entre os irmãos ensinam a confiar e a desafiar seus limites, o que é bom para desenvolver a autoconfiança.

Dessa forma, a brincadeira entre irmãos é uma aliada da educação. Além disso, atua como uma promotora da saúde e uma construtora de relacionamentos. Esse impacto pode ressoar por toda vida e ajudar seus filhos a encarar desafios futuros.

Link copiado