Inspiração: cinco exemplos de como os jovens podem mudar o mundo

Com energia e criatividade, eles criam soluções inovadoras para problemas

Redação FamiliarIdades
Muitos jovens desenvolvem um papel extraordinário para promover um futuro melhor para a humanidade. Foto: Getty Images.
Muitos jovens desenvolvem um papel extraordinário para promover um futuro melhor para a humanidade. Foto: Getty Images.

Muitos jovens desenvolvem um papel extraordinário para promover um futuro melhor para a humanidade. Pela energia, criatividade e perspectiva única, eles são capazes de identificar problemas e encontrar soluções inovadoras. Por isso, podem ajudar muitas comunidades. 

“Desde a defesa da coesão social e da paz até a liderança de iniciativas para a igualdade de gênero, os jovens estão assumindo o comando e causando um impacto significativo”, ressalta o United Nations Development Programme (UNDP) (Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, em tradução livre). 

Esse projeto incentiva a atuação de jovens em comunidades de diversos países do mundo. Veja a seguir alguns exemplos que servem de inspiração para a nova geração:

1. Construção da coesão social em Djibuti e Trinidad e Tobago

    No Djibuti, país árabe localizado no nordeste da África, 87 mulheres jovens e 18 associações estão realizando com sucesso atividades para prevenir muitos problemas comunitários e intercomunitários. 

    Elas estão empenhadas não somente na defesa da coesão social e paz, como também encabeçam ações contra desigualdade de gênero, prevenção da violência entre comunidades, desencorajamento do abandono escolar e do consumo de drogas entre os jovens, bem como proteção ambiental.

    Em Trinidad e Tobago, duas ilhas no Caribe, as jovens se voluntariaram em programas que promovem a paz e oferecem contribuições por meio de ideias inovadoras. 

    2. Garantir oportunidades de trabalho no Mali, Burkina Faso e Mauritânia 

      No Mali e Burkina Faso, países da África Ocidental,  e também na Mauritânia, a noroeste do continente africano, os jovens participam de programas que promovem suas inserções no mercado de trabalho. 

      Em Burkina Faso, por exemplo, os jovens se envolvem em atividades de gestão e coleta de resíduos, como também em programas de trabalho público. 

      3. Jovens empreendedores na Etiópia e Marrocos

        Alguns jovens que adquiriram habilidades em empresas locais oferecem  orientação e treinamentos vocacionais para outros jovens e mulheres. Dessa forma, eles promovem o incremento de renda de uma parcela da população.

        No Marrocos, com apoio de projetos como o Youth Aspirations and Abilities to Advance Nationwide Innovation, jovens líderes desenvolvem inovações sociais e negócios para superar os desafios urgentes das comunidades. 

        4. Combate à violência de gênero no Chade e Colômbia

          No Chade, no centro-norte da África, e na Colômbia, na América do Sul, os jovens se empenham em levantar suas vozes em defesa das mulheres.

          Através de campanhas, eventos e divulgação nas mídias sociais, eles procuram conscientizar a população sobre os direitos da mulher, bem como contra a violência de gênero. 

          5. Reabilitação de terras agrícolas na Síria

            Jovens agricultores estão promovendo o reaproveitamento de terras na Síria. Com o apoio de programas de financiamento, como o PNUD, eles recuperam poços e, assim, tornam as terras férteis para a agricultura. Como resultado, incrementam a oferta de trabalho no campo. 

            Os jovens podem impulsionar mudanças significativas ao promover a cultura e a educação, mobilizando voluntários para causas importantes. Além disso, a habilidade de se adaptar rapidamente às novas tecnologias os coloca na vanguarda da inovação, ampliando o alcance e impacto de suas ações. Como resultado, eles ganham experiências valiosas e contribuem para suas comunidades. 

            Link copiado