Entenda a relevância da História na educação

Disciplina é fundamental para compreendermos o presente e moldarmos o futuro

Redação FamiliarIdades
A História é fundamental para compreendermos o presente e moldarmos o futuro. Foto: Getty Images.
A História é fundamental para compreendermos o presente e moldarmos o futuro. Foto: Getty Images.

A História é fundamental para compreendermos o presente e moldarmos o futuro. Assim, estudar o passado nos permite aprender com os acertos e erros da humanidade. Além disso, preserva a memória coletiva que nos conecta como sociedade. 

Ela nos ajuda a entender como as culturas, instituições e valores se formaram e evoluíram ao longo do tempo, oferecendo perspectivas essenciais para resolver desafios contemporâneos.

Através dela, reconhecemos as lutas e conquistas de diferentes grupos, dando voz a narrativas que, muitas vezes, foram silenciadas. Isso promove empatia e um senso de justiça social, ao mesmo tempo em que reforça a importância da diversidade cultural. 

Da mesma forma, o estudo histórico estimula habilidades críticas. Por exemplo: análise, interpretação e questionamento de fontes – competências essenciais em um mundo repleto de informações.

Um exemplo claro da relevância da História está em eventos como as guerras mundiais do século 20. Esses episódios servem como lembretes poderosos sobre os perigos da intolerância, do autoritarismo e da negligência diplomática. Conhecer esses acontecimentos nos ajuda a evitar que erros semelhantes se repitam.

Como alunos enxergam a disciplina de História

“Os alunos do ensino médio geralmente não percebem a história como um assunto conectado com suas vidas, origens e interesses”, afirma, em artigo, Diego Miguel-Revilla, professor de Didática das Ciências Sociais na Universidade de Valladolid, na Espanha. “Mas professores nem sempre têm uma visão coerente dessa disciplina, o que pode refletir nas percepções de seus alunos.”

Muitas pesquisas demonstram que a percepção dos alunos do ensino médio sobre a disciplina de História varia bastante. Mas alguns padrões emergem desses estudos.

Muitos alunos veem a História como uma disciplina importante para entender o passado e o presente, além de desenvolver habilidades críticas e analíticas. 

No entanto, há também desafios e críticas em relação ao ensino dessa disciplina. Alguns alunos consideram a História uma matéria menos importante em comparação com outras disciplinas, como Matemática e Ciências, devido à percepção de que ela não oferece habilidades diretamente aplicáveis no mercado de trabalho. 

Essa visão pode ser influenciada pela forma como a História é ensinada, muitas vezes focada na memorização de datas e eventos, em vez de promover uma compreensão mais profunda e crítica dos processos históricos.

Por outro lado, há alunos que valorizam a História por seu potencial de desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de analisar diferentes perspectivas. Eles reconhecem a importância de entender o contexto histórico para interpretar eventos atuais e tomar decisões informadas.

Assim, a valorização da História como uma disciplina essencial para a formação cidadã e crítica dos alunos é um desafio contínuo. Mas também uma oportunidade para inovar e transformar o ensino dessa matéria.

Fontes: 
Repositório Institucional Unilab
XIII Encontro Estadual de História
Editora Realize

Link copiado