Cedo ou tarde os grisalhos vão aparecer. Afinal, ter cabelos brancos faz parte do processo natural de envelhecimento, especialmente após os 50 anos. Embora muita gente já tenha assumido com orgulho as madeixas prateadas, há quem prefira a cor original. Assim, a dica é o shampoo tonalizante, menos agressivo por conter menos química.
Os tonalizantes não possuem amônia. Por isso, não danificam os fios como as tinturas convencionais. São indicados principalmente para quem começou a notar os primeiros cabelos brancos, pois costumam preencher 70% dos grisalhos. Contudo, uma aplicação dura somente entre dez e 15 lavagens.
A aplicação é muito simples. Basta lavar os cabelos com o shampoo convencional. Depois, aplicar o tonalizante seguindo as orientações da embalagem. Então, enxágue e aplique um condicionador. Uma máscara hidratante após o processo também ajuda a dar mais brilho aos fios.
É possível evitar os cabelos grisalhos?
Sim, é possível retardar o envelhecimento dos cabelos com mudanças na rotina. Em entrevista ao Jornal Usp, Maria Cecília Rivitti Machado, médica da Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, diz que manter um estilo de vida saudável é a principal recomendação. Além disso, ela indica:
- Exercícios regulares
- Diminuir o consumo de carboidratos e ultraprocessados
- Ingerir vegetais, cereais e alimentos derivados de animais
- Cortar o cigarro
Da mesma forma, reduzir o estresse pode ajudar, e muito. Segundo pesquisadores da Universidade de Columbia, nos EUA, há evidências significativas de que algumas pessoas conseguem restaurar a pigmentação original dos fios quando se livram de situações perturbadoras.
E as rugas?
Também é possível retardar o aparecimento de rugas. Afinal, o envelhecimento está associado a certos hábitos. Muita exposição ao sol sem proteção, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, má alimentação, ingestão de pouca água diariamente e o excesso de açúcar podem contribuir com o envelhecimento precoce da pele. Aprenda a manter a pele saudável.