Conflito de gerações não é um fenômeno atual. Em 1862, o russo Ivan Turgueniev escreveu Pais e Filhos, considerado hoje uma obra clássica da literatura mundial. O livro retrata o choque entre pessoas mais conservadoras e a rebeldia de uma juventude que negava os valores vigentes.
De lá para cá, muita coisa mudou, especialmente em relação às tecnologias. Mas, da mesma forma que antes, diferentes gerações expressam e questionam visões de mundo a partir de suas experiências na sociedade. Assim, rótulos geracionais são criados para indicar grupos com muitas aspirações em comum.
Atualmente, duas gerações, apelidadas de geração Y e geração Z, estão mais em evidência. Isso porque representam a maior parcela ativa economicamente, em função das faixas etárias. Dessa forma, manifestam ideias particulares em relação ao trabalho e ao consumo.
Conheça as características de cada uma delas:
A geração Y
A geração Y, ou também chamada millennial, inclui os indivíduos nascidos entre 1981 e 1995. Ela cresceu em um contexto de globalização, acompanhando paulatinamente as evoluções tecnológicas. Por exemplo: as mudanças na comunicação propiciadas pelo advento da internet e das redes sociais.
Os representantes dessa geração tendem a apresentar grande disposição para valorizar a flexibilidade no trabalho. Além disso, se colocam como agentes de mudança. Muitas vezes buscam a inovação e não se contentam apenas com o salário.
É uma geração rotulada como individualista e competitiva. Então, busca sempre chegar ao topo o mais rápido possível – talvez por influência de personalidades como Bill Gates e Steve Jobs.
Responsável pela implementação de conceitos como startup, com base no desejo de criar empreendimentos próprios e apostar em projetos inovadores, as pessoas dessa geração também tendem a não ser tão fiéis às marcas. A explicação estaria na eterna busca por novidades e qualidade de produtos que desejam consumir.
Por fim, obtém conhecimento fácil pela internet, não se atendo a detalhes, o que assegura mais tempo para exercer várias outras tarefas em paralelo.
A geração Z
A geração Z inclui os indivíduos nascidos entre 1996 e 2010. Ela já cresceu imersa em um mundo digital, com acesso instantâneo à informação e à comunicação através de smartphones, tablets ou laptops. Por essa razão, é extremamente adaptável às novas mudanças de tecnologia. Tende a valorizar a autenticidade, a diversidade e a individualidade.
Mas as pessoas dessa geração, também possuem uma forte consciência social e ambiental. Frequentemente, estão envolvidas em causas relacionadas ao meio ambiente e à defesa de seus direitos.
Elas são vistas como mais empreendedoras. No entanto, não priorizam a carreira profissional no trabalho, mas sim as carreiras que oferecem maior liberdade, como freelancer, por exemplo.