Organize as finanças e coloque um ponto final nas dívidas acumuladas

Orçamento familiar em dia depende do planejamento mensal

Redação FamiliarIdades
A organização das finanças da família é um esforço de todos. Foto: Getty Images.
A organização das finanças da família é um esforço de todos. Foto: Getty Images.

Se o final do mês chegou com as contas acumuladas, é hora de revisar e corrigir a rota do orçamento familiar. As dívidas afetam inúmeras famílias brasileiras, mas com organização, muita conversa e pequenos ajustes no dia a dia, é possível contornar a situação e sair do vermelho para manter o controle da vida financeira. 

Diagnóstico

Não tenha medo de consultar seu saldo ou suas dívidas. Encare a realidade e liste tudo o que está em atraso, como empréstimos, cartões de créditos ou contas. Anote os valores e verifique quais são as taxas de juros. 

Diálogo

A organização das finanças da família é um esforço de todos. Chame para uma conversa sobre a situação e explique o que cada um deve fazer para que possam contribuir com a economia e, consequentemente, para que a família possa sair do vermelho. Isso vai garantir mais tranquilidade.  

Negocie 

Procure as empresas credoras e tente negociar as dívidas. Muitas oferecem condições melhores do que as previstas em contratos, com descontos ou parcelamentos mais suaves. Dê preferência para quitar as dívidas com juros mais altos primeiro, como cartões e cheque especial.

Tenha um plano que caiba no orçamento

Monte um cronograma para pagamento das dívidas, mesmo que seja a longo prazo. Use uma planilha simples ou aplicativos de finanças para acompanhar os gastos e  metas. O mais importante é não assumir novas dívidas enquanto não quitar as antigas.

Link copiado