É natural que os pais estejam sempre dispostos a resolver os problemas dos filhos. Mas isso pode limitar a capacidade deles para resolver problemas. Ao incentivar que os pequenos resolvam algumas questões sozinhos, você estará contribuindo para a formação de indivíduos confiantes, independentes e bem-sucedidos. Assim, eles vão saber gerenciar emoções, pensar criativamente e persistir até encontrar uma solução.
Como ajudar os filhos na resolução de problemas?
Em artigo para a revista Therapy Changes, a psicóloga Jennifer Wendt ensina oito estratégias para fortalecer nos filhos a habilidade de resolução de problemas:
- Encorajar a criatividade. Dê ao eles asas à imaginação e liberdade para que possam experimentar novas ideias. Quando pequenos, brinquedos como blocos de construção incentivam a exploração e a experimentação.
- Ter paciência. Espere que seus filhos resolvam seus problemas sozinhos, mesmo que isso leve um bom tempo. Jamais solucione por eles, mesmo que você esteja com pressa.
- Disponibilizar jogos de resolução de problemas. Eles são ideais para qualquer idade. Por exemplo: esconde-esconde para os pequenos e xadrez para os mais velhos.
- Ser modelo. Ao pensar em voz alta diante da busca para resolução de um problema, você estará ensinando seus filhos a encontrar uma solução.
- Permitir que eles falhem. O ditado “é errando que se aprende” nunca se encaixou tão bem. Então, ensine aos seus filhos que falhar não é um problema – mas, sim, deixar de tentar buscar soluções por si mesmo.
- Pedir ajuda a eles. Peça ajuda a seus filhos para tomar decisões ou resolver um problema. Você pode se surpreender com as soluções apresentadas.
- Propor múltiplas possibilidades. Quando questionado sobre um problema, ofereça uma variedade de respostas e deixe que seus filhos projetem os possíveis resultados.
- Elogiar esforços versus resultado. Nem sempre conseguimos resolver problemas ou encontrar a solução certa. Portanto, seus filhos podem errar. Mas o importante é valorizar tentativas e esforços. Os acertos devem ser elogiados também.