Filhos: como aumentar a capacidade de resolução de problemas?

Pais devem estimular a formação de indivíduos independentes e confiantes

Redação FamiliarIdades
Dê aos seus filhos asas à imaginação e liberdade para que eles possam experimentar novas ideias. Foto: Getty Images.
Dê aos seus filhos asas à imaginação e liberdade para que eles possam experimentar novas ideias. Foto: Getty Images.

É natural que os pais estejam sempre dispostos a resolver os problemas dos filhos. Mas isso pode limitar a capacidade deles para resolver problemas. Ao incentivar que os pequenos resolvam algumas questões sozinhos, você estará contribuindo para a formação de indivíduos confiantes, independentes e bem-sucedidos. Assim, eles vão saber gerenciar emoções, pensar criativamente e persistir até encontrar uma solução.

Como ajudar os filhos na resolução de problemas?

Em artigo para a revista Therapy Changes, a psicóloga Jennifer Wendt ensina oito estratégias para fortalecer nos filhos a habilidade de resolução de problemas:

  1. Encorajar a criatividade. Dê ao eles asas à imaginação e liberdade para que possam experimentar novas ideias. Quando pequenos, brinquedos como blocos de construção incentivam a exploração e a experimentação.
  2. Ter paciência. Espere que seus filhos resolvam seus problemas sozinhos, mesmo que isso leve um bom tempo. Jamais solucione por eles, mesmo que você esteja com pressa.
  3. Disponibilizar jogos de resolução de problemas. Eles são ideais para qualquer idade. Por exemplo: esconde-esconde para os pequenos e xadrez para os mais velhos. 
  4. Ser modelo. Ao pensar em voz alta diante da busca para resolução de um problema, você estará ensinando seus filhos a encontrar uma solução. 
  5. Permitir que eles falhem. O ditado “é errando que se aprende” nunca se encaixou tão bem. Então, ensine aos seus filhos que falhar não é um problema – mas, sim, deixar de tentar buscar soluções por si mesmo.
  6. Pedir ajuda a eles. Peça ajuda a seus filhos para tomar decisões ou resolver um problema. Você pode se surpreender com as soluções apresentadas.
  7. Propor múltiplas possibilidades. Quando questionado sobre um problema, ofereça uma variedade de respostas e deixe que seus filhos projetem os possíveis resultados.  
  8. Elogiar esforços versus resultado. Nem sempre conseguimos resolver problemas ou encontrar a solução certa. Portanto, seus filhos podem errar. Mas o importante é valorizar tentativas e esforços. Os acertos devem ser elogiados também.
Link copiado