Confira como escolher o melhor estágio para a sua carreira

Período de aprendizado contribui para alavancar carreira

Redação FamiliarIdades
O estágio conta pontos no currículo e pode fazer diferença na hora de concorrer a uma vaga de emprego. Foto: Getty Images.
O estágio conta pontos no currículo e pode fazer diferença na hora de concorrer a uma vaga de emprego. Foto: Getty Images.

Fazer um estágio é uma ótima oportunidade para começar uma carreira. Afinal, a experiência permite que o estudante conheça na prática a profissão que está cursando. Assim, ele entenderá o dia a dia do trabalho e complementará os conhecimentos técnicos adquiridos em sala de aula.

Segundo Madalina Secareanu, gerente sênior de Comunicação Corporativa da plataforma de vagas Indeed, o estágio também ajuda o aluno a conhecer o mercado de trabalho. Além disso, poderá aplicar o que aprendeu, formar uma rede de contatos, assim como escolher um setor para se especializar. 

“Durante o período de estágio, os alunos aprenderão na prática como aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, disse Madalina ao Estadão

O estágio também conta pontos no currículo e pode fazer diferença na hora de concorrer a uma vaga de emprego. 

Além dos conhecimentos técnicos, estagiar contribui para o desenvolvimento de habilidades comportamentais valorizadas pelo mercado, como comunicação, organização e trabalho em equipe. 

“É possível adquirir as competências técnicas específicas para a profissão e desenvolver as habilidades comportamentais necessárias para o mercado””, explica Vitória Ribeiro, selecionadora do Nube, agência de empregos.

O que avaliar antes de aceitar um estágio?

Na hora de buscar um estágio, o estudante deve refletir sobre seus objetivos profissionais e escolher uma vaga que contribua com seu crescimento a médio e longo prazo.

Especialistas recomendam observar fatores como: cultura da empresa, duração e flexibilidade do estágio, valor da bolsa-auxílio e benefícios, chances de crescimento, integração com o curso, processo seletivo e experiências de ex-estagiários.

Outra dica é fazer uma lista com empresas de referência, cargos desejados e habilidades exigidas para essas funções. Isso pode ajudar a tomar decisões mais alinhadas com o futuro profissional.

Link copiado