Famosa pelos seus perfumes, pela moda, pelos vinhos e pela imponente Torre Eiffel, a França também guarda preciosidades quando o assunto é literatura. O país é berço de importantes autores e autoras – tanto clássicos quanto contemporâneos – que fazem história, literalmente.
Não à toa, a França é o país que tem o maior número de prêmios Nobel de Literatura. São 16 ao todo. Para saber quais escritores não podem faltar na sua lista de leitura, preparamos uma lista com os principais nomes.
Escritores franceses que você precisa conhecer:
- Anne Ernaux
Em 2022, Anne Ernaux foi a primeira mulher francesa a ganhar o Nobel. A essência de sua escrita está em sua própria vida. Ela escreve sobre seu tempo e suas vivências com uma linguagem muito característica. Assim, o aborto que fez na juventude, o relacionamento com um homem mais jovem ou a violência de seu pai fazem parte de seus textos. Entre seus livros mais conhecidos estão: O Acontecimento; A Vergonha e O Jovem.
- Jules Verne
Nascido em 1828, Verne é considerado um dos principais autores franceses até hoje. Aventureiro e visionário, suas histórias giram em torno de algumas das grandes aspirações da época: o interesse pelas grandes explorações e pelo progresso científico e tecnológico. Entre seus livros mais famosos estão: Viagem ao Centro da Terra, A volta ao mundo em 80 dias e 20.000 léguas submarinas.
- Simone de Beauvoir
Simone de Beauvoir nasceu em janeiro de 1908, em Paris. Escritora e filósofa, ela é, até hoje, uma referência quando se discute a condição da mulher na sociedade. Além de textos críticos e filosóficos, Beauvoir escreveu também romances, como a mesma pitada de provocação, como A Mulher Desiludida, publicado em 1967, e considerado sua melhor obra literária.
- Albert Camus
Membro da Resistência Francesa, Camus foi considerado uma das principais referências do absurdismo e do existencialismo. Suas ideias se espalharam pelo mundo por meio de seus romances, ensaios, peças e contos. Aos 44 anos, Camus recebeu o Nobel da Literatura e seus livros mais celebrados são: O Estrangeiro, A Peste e A Queda.