Escola em tempo integral: como preparar o seu filho?

Prepare toda a família para a mudança na rotina, reduzindo os impactos

Redação FamiliarIdades
A decisão de matricular o filho em uma escola integral deve considerar as necessidades da família e os interesses da criança. Foto: Getty Images.
A decisão de matricular o filho em uma escola integral deve considerar as necessidades da família e os interesses da criança. Foto: Getty Images.

A decisão de matricular um filho em uma escola integral pode gerar insegurança na família. Embora seja uma alternativa para pais que trabalham fora, por oferecer ambiente seguro e educativo, mudanças na rotina, separação familiar e impacto no futuro na vida da criança preocupam.

Assim, os pais devem tentar fortalecer os laços familiares. “É sempre importante conversar com as crianças sobre a mudança e explicar que ela terá um tempo adicional para realizar outras atividades na escola. A conversa é sempre o caminho para amenizar os impactos das mudanças na vida dos filhos”, afirma a pedagoga Nayara Cedro.

A decisão de matricular o filho em período integral deve ser tomada com base nas necessidades da família e nos interesses da criança. Com diálogo, planejamento e carinho, é possível garantir que ele tenha um desenvolvimento saudável e feliz.

“O mais importante é aproveitar ao máximo o tempo de convívio familiar. Nós sabemos que, hoje, a rotina é intensa e os pais chegam cansados em casa, assim como os filhos”, diz Nayara.

“Mas separe diariamente alguma tarefa para que possam fazer juntos. Peça a ajuda das crianças para preparar o jantar, conte histórias antes de colocá-los para dormir. Isso tudo ajuda na adaptação e na construção de uma nova rotina.”

Conversas

Antes de tomar a decisão, converse com seu filho sobre a possibilidade de estudar em período integral e pergunte sua opinião. Explique a mudança na rotina e responda suas dúvidas de forma clara e honesta.

Visita

Visitar a escola e conversar com os profissionais é importante para ganhar confiança. Aproveite para se informar sobre as atividades que são oferecidas no período extracurricular. Pergunte a opinião de outros pais e tenha em mente participar da vida escolar, de reuniões, eventos e atividades.

Rotina

Crie uma rotina familiar. Então, mesmo com menos tempo juntos, estabeleça horários para refeições, brincadeiras e conversas. Da mesma forma, incentive o seu filho a falar sobre seus sentimentos e expectativas neste novo momento. 

Aproveite cada momento com seu filho para fortalecer o vínculo familiar. Lembre: o que importa não é o tempo, mas o que vocês fazem quando estão juntos. 

Link copiado