Educação no trânsito: como ensinar crianças desde cedo?

Exemplos do dia a dia são fundamentais para conscientizar os pequenos

Redação FamiliarIdades
As crianças aprendem com os adultos a ter educação no trânsito. Foto: Getty Images.
As crianças aprendem com os adultos a ter educação no trânsito. Foto: Getty Images.

Ensinar as regras de trânsito para as crianças é fundamental para formar futuros motoristas e pedestres conscientes. A escola tem um papel importante no processo, como determina o artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Mas, além da educação na sala de aula, as famílias podem contribuir diariamente.

As crianças aprendem com os adultos. Assim, os pais devem ser exemplos no trânsito. Dessa maneira, mostrar respeito às leis como motoristas e também como pedestres. Então aproveite cada momento do dia a dia para ensinar as regras. 

Rotina da educação no trânsito

Por exemplo, explique o significado das cores do semáforo, dos símbolos das placas e da faixa de pedestre. Ensine a importância do uso do cinto de segurança e da cadeirinha. Da mesma forma, mostre os perigos de colocar a cabeça para fora da janela ou abrir a porta do carro em movimento.

Em uma viagem, evite manobras perigosas, ultrapassagens proibidas ou andar pelo acostamento. Se presenciar alguma situação de risco, explique as consequências de cometer essas infrações. Ensine às crianças que álcool e direção não se misturam, e como essa atitude pode colocar vidas em perigo. 

Não esqueça de levar as crianças para passeios de bicicleta ou a pé. É importante que elas saibam se portar como pedestres e ciclistas também, respeitando semáforos e faixas. 

Brincadeira cidadã

Outras atividades também podem ensinar brincando. Há muitas opções de jogos educativos sobre trânsito, livros com linguagem infantil e cadernos especiais para colorir com as cores do trânsito. Além do aprendizado, pais e filhos interagem e reforçam os laços de confiança.

Respeitar as leis de trânsito é um dever de todos. Aproveite cada oportunidade para explicar aos pequenos as regras e os cuidados. Seja um bom exemplo, especialmente com atitudes que valorizem e protejam vidas. 

Link copiado