EAD: o que são aulas síncronas e assíncronas?

Dois métodos de ensino se adaptam à realidade da educação a distância

Redação FamiliarIdades
Aulas síncronas e assíncronas são dois métodos de ensino que se adaptam à realidade da educação a distância. Foto: Getty Images.
Aulas síncronas e assíncronas são dois métodos de ensino que se adaptam à realidade da educação a distância. Foto: Getty Images.

Conforme a tecnologia da informação avança, novas expressões surgem a cada dia. Na esfera da educação, termos como aulas síncronas ou assíncronas são usados atualmente para discriminar como o aluno deve participar do aprendizado online.  

Aulas síncronas e assíncronas são dois métodos de ensino que se adaptam à realidade da educação a distância. Mas cada um tem características próprias.

Aulas síncronas

As aulas síncronas são aulas em ambientes virtuais que ocorrem em tempo real. O uso de dispositivos como computadores, tablets ou smartphones são indispensáveis para acompanhar as aulas transmitidas pelo professor via internet.

Esta modalidade de ensino permite a interação imediata entre professores e alunos. Ou seja, eles agem como se estivessem em uma aula física. Contudo, neste caso, o espaço é virtual. Portanto, a sincronia se estabelece quando todos os participantes estão na mesma sala da internet ao mesmo tempo.

As aulas síncronas criam um ambiente dinâmico e colaborativo, na medida em que favorecem o diálogo e a troca de ideias entre alunos e professores.

Segundo o cientista de dados Imed Bouchrika, no artigo Aulas síncronas vs. assíncronas: melhores práticas e tendências futuras em 2024, as aulas síncronas também permitem melhor gestão do tempo. Assim, são ideais para quem tem horário fixo de trabalho. Além disso, possibilitam um suporte ao vivo para problemas técnicos.

No entanto, elas são inadequadas para grupos grandes de alunos, porque a tecnologia ainda não consegue reproduzir todas as expressões simultaneamente. Da mesma forma, podem ser um impeditivo para estudantes que não possuem webcam ou microfone, por exemplo.

Aulas assíncronas

Por sua vez, as aulas assíncronas permitem que os alunos assistam às aulas após a transmissão. Portanto, essa modalidade exclui a necessidade de todos estarem presentes ao mesmo tempo. Assim, permite uma maior flexibilização ao acesso do conteúdo. 

Para Bouchrika, a aula assíncrona também permite que as atividades e avaliações de classe tenham datas de envio flexíveis. Por esse motivo, é boa para pessoas com horários de trabalho irregulares.

Ao mesmo tempo, ela favorece uma aprendizagem mais reflexiva. Então, é ideal para o aprendizado de domínio cognitivo superior, pois disponibiliza mais tempo para pensar e pesquisar uma resposta adequada. 

Entre as desvantagens, ele aponta a possível procrastinação dos alunos. É possível que o estudante se sinta desmotivado ou distraído. Além do mais, nesse modelo, o professor não poderá responder imediatamente a uma questão do aluno. Resultados de uma avaliação também podem demorar. 

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