Dormir de conchinha pode melhorar a qualidade do seu sono e o bem-estar. É o que revela um estudo publicado na revista especializada Frontiers in Psychiatry. Segundo os pesquisadores, a posição contribui para aumentar em até 10% o tempo de sono REM, quando a pessoa dorme profundamente.
“Do ponto de vista fisiológico, a presença [de outra pessoa] traz a elevação de alguns hormônios, como a ocitocina, que gera uma sensação de tranquilidade e paz, menos ansiedade e também de maior conexão emocional”, explicou o psiquiatra Elton Kanomata, do Hospital Israelita Albert Einstein, ao Estadão.
O estudo avaliou a qualidade do sono em outras situações, como dormir com um filho ou um pet. Os benefícios, no entanto, foram maiores para a qualidade do sono dos casais.
Mas ter uma rotina de sono também contribui para a qualidade. A neurologista Márcia Assis, vice-presidente da Associação Brasileira do Sono, afirmou que decidir um horário para deitar ao mesmo tempo, por exemplo, faz com que o nosso corpo se prepare para relaxar. “É especialmente importante nos dias de hoje, em que muitas pessoas usam celular perto do horário de descanso”.
Veja os benefícios de dormir de conchincha:
- Níveis mais baixos de depressão
- Níveis mais baixos de ansiedade
- Níveis mais baixos de estresse
- Menor risco de apneia do sono
- Menor gravidade da insônia
- Maior satisfação com a vida e os relacionamentos
Qualidade do sono + socialização = – depressão
Uma pesquisa publicada no jornal científico Nature Mental Health elencou sete fatores do estilo de vida que contribuem para o combate à depressão. Dormir bem e se socializar foram associados a uma redução de 22% e 18%, respectivamente, dos episódios da doença. Leia a matéria completa aqui.