Reaproveitar materiais que virariam lixo contribui para a preservação do meio ambiente. Além disso, pode transformar vidas. É o caso do artesão Nei Nanzi, de 67 anos. Após décadas trabalhando com venda de madeira, resolveu seguir um novo caminho em 2002: “Comecei a recolher móveis jogados fora para fazer baús”.
O artesão conta que inseriu garrafas PET em seu trabalho ao tentar reproduzir cantoneiras mais em conta. A partir daí, descobriu o foco do seu trabalho e como contribuiria para o meio ambiente. “Faço imagens de santos, animais e outros objetos”, diz.
Hoje, Nei ainda atua como voluntário em uma escola de Peruíbe (SP). Assim, ele ensina às crianças como reciclar garrafas PET jogadas no mar para transformá-las em obras de arte.
Da mesma forma, a sul-coreana Mel Chung também viu nos materiais recicláveis uma oportunidade de trabalho e uma contribuição ao meio ambiente. Há 10 anos, ela trocou a produção de joias tradicionais por peças sustentáveis utilizando cápsulas de café.
Todas as peças, como colares e brincos, são feitas apenas à mão e por demanda. “A valorização desse trabalho no Brasil é menor. Mas está melhorando agora. Lá fora eles parecem reconhecer mais o trabalho feito à mão”, conta Chung, que já expôs suas produções em Nova York, nos Estados Unidos.
Veja abaixo como fazer produtos bonitos e sustentáveis com materiais recicláveis:
- Colar com cápsula de café. Lave as cápsulas e deixe secar. Depois, corte a parte superior e descarte a tampa. Usando um alicate de ponta fina, achate as bordas da cápsula para ficar plana. Então, faça um pequeno furo em cada extremidade e passe o fio de nylon ou linha. Você pode adicionar contas ou miçangas, se desejar.
- Esculturas de garrafa PET. Corte garrafas PET no formato desejado. Depois, cole as partes com ferro de soldar. Faça o acabamento da peça com tinta relevo, esmalte sintético, bem como uma mistura de cera para madeira e purpurina alemã. Dessa maneira, as esculturas terão um tom metalizado.
- Pufe de pneus. Cubra um pneu velho e limpo com uma camada de espuma. Em seguida, faça o revestimento com um tecido resistente. Depois, costure as bordas. A peça servirá como uma confortável poltrona.
- Luminária de papelão. Corte o papelão em tiras e cole-as para criar uma forma esférica. Essa estrutura pode ser adaptada à base de um sistema de iluminação antigo, assim como incorporar um fio com soquete para a lâmpada.
- Abajur de garrafa de vidro. É possível utilizar a garrafa inteira sem mexer em nada, caso ela seja bonita, ou pintar o vidro antes de encher com fios de LED. Você também pode cortar a base e pendurar a parte de cima como uma luminária de teto.
- Cortina de PET. Corte garrafas em tiras e amarre-as em um fio para criar uma cortina colorida e divertida.
- Porta-lápis de alumínio. Pegue algumas latas de alumínio vazias e limpas e pinte-as com tinta spray ou acrílica. Depois de secar, você pode usá-las para guardar lápis, canetas e outros materiais de escritório.