Um esmalte ou desodorante jogado no lixo pode causar grande impacto ao meio ambiente e à saúde. Por isso, devemos ter muita atenção ao descarte de cosméticos.
Muitas empresas de produtos de beleza já adotaram a logística reversa. Ou seja, recebem os itens fora da validade e as embalagens em suas lojas para que façam parte de novos ciclos produtivos. Isso torna o processo mais sustentável.
A atenção deve ser redobrada aqui, porque o Brasil é o quarto maior mercado de produtos de beleza do mundo, segundo levantamento da empresa Euromonitor Internacional, publicado em 2020.
Um protetor solar com oxibenzona, por exemplo, pode impactar na vida marinha. Da mesma forma, esmaltes e removedores apresentam riscos se descartados incorretamente. Assim como os esfoliantes, que podem conter microplásticos.
Tipos de cosmético
Os cosméticos pertencem a dois grupos, conforme resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os do grupo B possuem substâncias químicas e podem causar danos ao meio ambiente, especialmente contaminação da água. Já os do grupo D não oferecem riscos.
Esmalte e removedores estão no grupo B por conter solventes. Se estiverem fora da validade, o ideal é despejar o conteúdo em papel jornal, por exemplo. Então, esperar secar por um dia para que o líquido evapore. Depois, descartar. As embalagens já limpas podem ser levadas para pontos de coleta.
Nunca jogue protetores solares no vaso sanitário ou em pias. Assim você evita a contaminação da água. Neste caso, o ideal é descartar em lixo comum.
Já para os esfoliantes com microplásticos, o ideal é não enxaguar. O creme deve ser retirado da pele com um algodão que será posteriormente descartado no lixo comum. Essa substância é prejudicial à vida marinha. Atualmente, diversas marcas oferecem alternativas com produtos naturais. Leia o rótulo antes de comprar.
É importante também ter atenção com as embalagens. Muitas possuem metal e plástico que podem ser reaproveitados pela indústria. Faça uma inspeção no armário, veja o que está vencido e encaminhe para os pontos de coleta. Dessa forma, você contribui para preservar o meio ambiente.
Achou no armário produtos que não estão vencidos, mas que você não gosta ou não quer usar? Faça uma doação e evite o desperdício!