Diferentemente do que algumas pessoas possam pensar, o curso técnico não é classificado como de ensino superior, mas sim de nível médio.
Existe uma variedade de cursos técnicos disponíveis no mercado que oferecem capacitação profissional. Em geral, eles podem ter uma duração que varia de 3 meses a 3 anos, dependendo do curso.
Ao optar por um curso técnico, é preciso considerar fatores importantes como a disponibilidade de tempo de estudo e recurso financeiro de cada um para planejar sua capacitação para o mercado profissional.
Nível de conhecimento ofertado nos cursos técnicos
Por serem cursos equivalentes ao ensino de nível médio, os cursos técnicos proporcionam conhecimentos teóricos mais específicos e com maior foco em conhecimentos práticos para a atuação em diversas áreas do mercado de trabalho.
Assim, são uma excelente opção para as pessoas interessadas em se especializar rapidamente em uma profissão.
Alguns cursos técnicos incluem também o ensino do nível médio necessário para a escalada ao nível superior, conforme o desejo do optante de expandir sua formação acadêmica.
O Ministério da Educação (MEC) oferece o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) onde se encontram mais de 100 cursos profissionalizantes nas áreas de Saúde, Exatas, Humanas e Militar.
Validade dos cursos técnicos
Todos os certificados de conclusão de curso técnico classificados no CNCT têm validade nacional. No entanto, eles não são diplomas, pois estes são oferecidos apenas na conclusão de cursos superiores.
Qual nível de ensino é preciso ter para ingressar nos cursos técnicos?
Alguns cursos técnicos incluem a grade curricular do ensino médio. Para ingressar nesses cursos é preciso ter o nível fundamental de ensino completo.
Porém, existem no mercado cursos técnicos que não incluem o ensino de nível médio em seu currículo. Consequentemente, é preciso ter o nível de ensino médio completo para ingressar nesses cursos.