Cotovelo ressecado? Confira dicas e cuidados

Pele mais grossa dessa região do corpo precisa de atenção especial

Redação FamiliarIdades
Cotovelo ressecado? Hidratação diária é fundamental. Foto: Getty Images.
Cotovelo ressecado? Hidratação diária é fundamental. Foto: Getty Images.

Geralmente, cuidamos bem do rosto. Mas o cotovelo também merece atenção especial. Pois a pele dessa região é mais grossa para proteger a nossa articulação e garantir os movimentos. 

Além disso, muitas vezes durante o dia, principalmente na frente do computador, apoiamos o cotovelo na mesa. Com isso, aumentamos o atrito na pele e o acúmulo de sujeira. 

Consequentemente, há mais ressecamento. A pele dos cotovelos pode também ficar mais escura e até descamar. Então, a dica é manter uma rotina diária de cuidados.

Veja como cuidar do cotovelo:

Esfoliação – Uma vez por semana, faça uma esfoliação suave para remover as células mortas e ativar a circulação da região. Não esfregue com força e escolha um bom produto. Dá para usar ingredientes naturais, como açúcar, aveia ou bicarbonato, misturados em mel, iogurte e até óleo de coco. 

Hidratação regular – Cremes à base de ureia podem ser uma boa escolha, pois são umectantes e emolientes. Além do mais, geralmente não apresentam fragrância, o que reduz as chances de alergia. Mas você pode usar também óleo natural de amêndoa, argan, uva, abacate, entre outros. 

Evite o atrito – Tente controlar mais os seus movimentos e a sua postura. Dessa maneira, evite apoiar com tanta frequência os cotovelos na mesa. Blusas ou casacos apertados também favorecem o atrito e podem irritar a pele. Portanto, atenção! 

Protetor solar – Embora a maioria das pessoas esqueça isso, o cotovelo é uma região que geralmente fica muito exposta ao sol. Por isso, sempre passe o protetor solar  também nessa região do corpo ao sair de casa. 

Banhos – A água quente contribui para ressecar a pele. Consequentemente, pode piorar regiões do nosso corpo já propícias à descamação, como os cotovelos.  Dessa maneira, tome banhos mornos. Além do mais, fique menos tempo debaixo do chuveiro. Além de reduzir os danos à derme, você contribui com a economia dos recursos naturais!

Caso você apresente um quadro frequente de descamação, vermelhidão ou inflamação no cotovelo, procure um médico. Isso pode ser um sintoma de alergia ou outros problemas dermatológicos.  

Link copiado