Os aplicativos são grandes aliados no processo de alfabetização das crianças. Alguns oferecem conteúdos intuitivos, que se adaptam ao conhecimento de cada usuário Assim, as tecnologias podem facilitar o processo e tornar tudo mais divertido nessa fase.
Contudo, antes de baixar um app, verifique qual a indicação de idade e se existe alguma restrição de conteúdo. Da mesma forma, teste as ferramentas antes de permitir o uso das crianças para saber se serão realmente efetivas no processo de aprendizado.
Além do mais, ver como a ferramenta funciona também ajuda a perceber alguns riscos. Por exemplo: permissão para compartilhar informações com outros usuários ou até mesmo os anúncios que aparecem, geralmente, em plataformas gratuitas.
O tempo de uso dos apps, mesmo os educativos, também deve ser observado para não prejudicar o sono das crianças e alterar o comportamento. Afinal, o objetivo aqui é ajudar no desenvolvimento dos pequenos.
Confira dicas de apps de alfabetização:
EduEdu
O aplicativo do Instituto ABCD tem atividades interativas para melhorar a trilha do aprendizado. Primeiro, a plataforma avalia o nível de conhecimento. Depois, oferece soluções personalizadas para ajudar os estudantes. Além disso, possui jogos, atividades, música, assim como textos.
Ler e contar
Ideal para as crianças que estão começando o processo de alfabetização. Pois o app ajuda a compreender o alfabeto, consoantes e vogais, além de sílabas, números e formas geométricas. Além disso, o ambiente é divertido, com diversos joguinhos e brincadeiras.
Silabando
Também é indicado para o início do processo de alfabetização. Possui mais de 700 palavras ilustradas e mais de 100 atividades. Da mesma maneira, há diversas atividades diferentes para testar o conhecimento.
PalmaKids
Indicado para crianças a partir dos 4 anos que estejam no processo de alfabetização da língua portuguesa e inglesa. Desenvolve as habilidades de uma forma lúdica e interativa.
Turma da Galinha Pintadinha
Aqui a ideia é aprender brincando. As histórias narradas são educativas e ajudam as crianças a aprender com músicas e animações. Também tem histórias para que os pequenos aprendam palavras em outros idiomas.
Para a melhor tomada de decisão, consulte um(a) professor(a) ou pedagogo(a).