Hábitos você deve adotar se quiser chegar aos 100 anos

Ciência aponta regras essenciais para a longevidade

Redação FamiliarIdades
Chegar aos 100 anos com saúde é possível. Foto: Getty Images.
Chegar aos 100 anos com saúde é possível. Foto: Getty Images.

Chegar aos 100 anos de vida pode parecer um feito raro, mas estudos com populações longevas revelam que algumas escolhas do dia a dia podem aumentar significativamente as chances de alcançar essa marca com saúde. Embora fatores genéticos também influenciem no nosso tempo de vida, pesquisas mostram que hábitos são determinantes para quem busca envelhecer bem. 

Bradley Elliott. professor associado em Fisiologia do Envelhecimento, da Universidade de Westminster, disse, em artigo publicado pelo Estadão, que manter bons hábitos, atividades físicas e uma boa alimentação são os pontos fundamentais para quem quer viver mais.

Veja abaixo hábitos que promovem a longevidade:

Mantenha-se fisicamente ativo

A prática regular de atividade física está entre os fatores mais consistentes associados à longevidade. Apenas 75 minutos semanais de caminhada rápida já são suficientes para aumentar a expectativa de vida em até dois anos. Mais do que se exercitar, evitar o sedentarismo é fundamental: levantar-se a cada 30 minutos, caminhar em vez de mandar mensagens e optar por escadas em vez de elevadores são atitudes simples que ajudam a proteger o corpo.

Coma mais vegetais e menos alimentos processados

Dietas ricas em frutas, verduras, grãos integrais, legumes e nozes estão diretamente ligadas a um envelhecimento saudável. Reduzir o consumo de carnes processadas, frituras, alimentos ultraprocessados e açucarados também faz diferença.

Durma bem e com regularidade

Sono de qualidade e em horários regulares está associado à redução do risco de doenças crônicas e morte precoce. Dormir entre sete e nove horas por noite, mantendo uma rotina constante, contribui para a saúde física e mental ao longo dos anos.

Controle o estresse e mantenha conexões sociais

O estresse crônico tem efeitos negativos no organismo. Práticas como meditação, ioga e apoio psicológico ajudam a aumentar a resiliência emocional. Além disso, manter vínculos sociais fortes e participar de atividades em grupo está associado a maior longevidade e bem-estar.

Link copiado