A vida na universidade é sempre cheia de desafios. Nesta fase, é natural que os jovens busquem uma renda própria e comecem a gerenciar seus gastos. Assim, planejar é sempre o melhor caminho para evitar surpresas e o descontrole.
A melhor forma de controlar as finanças é analisar as despesas e os gastos. Faça uma lista com todas as contas do mês e fique dentro do orçamento. Além disso, crie uma reserva de emergência. Reserve um dinheiro para o lazer e não extrapole com gastos em festas.
Acostume-se a substituições inteligentes. Por exemplo: coma no “bandejão” da universidade em vez de almoçar no restaurante. Geralmente os preços são bem mais baixos. Da mesma forma, frequente bibliotecas ou veja se determinado livro tem versão digital gratuita. O transporte público sai sempre mais em conta do que um serviço de aplicativo.
Dicas para manter as finanças em ordem na universidade:
Coloque no papel
Liste todas as suas fontes de renda. Por exemplo: bolsas, estágios, trabalho de meio período. Além disso, organize as despesas mensais com moradia, alimentação, transporte, material escolar, assim como lazer. Faça um cálculo de gastos por categoria e priorize o que for mais relevante.
Tenha controle
A melhor forma de não extrapolar o orçamento é ter controle dos gastos. Existem hoje diversos aplicativos que ajudam com as contas no dia a dia. Então, acompanhe a sua movimentação para não faltar dinheiro no final do mês.
Gastos essenciais
Os gastos fixos devem sempre ser priorizados. Moradia, conta de água, luz, alimentação e transporte estão no topo da lista. Se o orçamento apertar, essas devem ser as prioridades de pagamento. Afinal, ninguém vive sem comer e dormir.
Cuidado com o cartão
Um dos grandes motivos para o endividamento é o cartão de crédito. Por isso, use somente o necessário e com parcelas que estejam de acordo com o seu orçamento. Lembre-se que, um dia, a conta chega.
Economize
Guarde um pouquinho de dinheiro todos os meses. Isso vai garantir uma reserva de emergência em caso de imprevistos e vai colaborar para não ultrapassar o orçamento e se comprometer com dívidas.
Renda extra
Existem inúmeras oportunidades para os universitários. Informe-se sobre estágios e vagas de meio período. Além da renda extra, um estágio pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho ao final da faculdade.
De olho nos descontos
Estudantes pagam meia entrada em diversas atividades de lazer e também têm descontos em produtos e serviços. Então, fique atento e faça valer os seus direitos.
Pense no futuro
Nessa fase também já é bom começar a pensar no futuro. Informe-se sobre planos de previdência privada para garantir a sua segurança financeira a longo prazo.