Como incentivar a leitura entre crianças

Hábito estimula criatividade e ajuda no aprendizado

Redação FamiliarIdades
Um cantinho para a leitura bem aconchegante pode ser o primeiro passo para criar um ambiente favorável. Foto: Getty Images.
Um cantinho para a leitura bem aconchegante pode ser o primeiro passo para criar um ambiente favorável. Foto: Getty Images.

Incentivar o hábito da leitura nas crianças sempre foi um desafio para pais e professores. Com a tecnologia ganhando a atenção dos pequenos, com jogos e vídeos, esse cenário se tornou ainda mais desafiador. E essa situação se reflete em números. 

De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, em inglês), que é uma prova aplicada em vários países para avaliar o desempenho de alunos de 15 anos, o Brasil ficou 80 pontos abaixo da média no quesito leitura. Os dados foram divulgados no final de 2023 pelo Ministério da Educação. 

Para virar essa página, é preciso iniciar desde muito cedo o gosto pela leitura. E trazer o interesse pelos livros requer estímulos e a participação dos pais. Algumas dicas podem contribuir neste processo:

Cantinho de leitura

Um cantinho para a leitura bem aconchegante pode ser o primeiro passo para criar um ambiente favorável. Contudo, se você não tiver muito espaço em casa, adapte um espaço na sala ou no quarto e coloque alguns livros e objetos que a criança goste. Você pode usar almofadas ou puffs pequenos para que eles se sintam confortáveis com a leitura. 

Hora da leitura

A hora da leitura também pode se transformar em um contato importante entre a família. Assim, as famílias podem transformar esses momentos em uma rotina e criar dinâmicas na hora da leitura. Da mesma forma, ler antes de dormir é um hábito que muitos levam para sempre. Então, experimente! 

Conte histórias

Além de contar histórias, mostrar as figuras para as crianças (que ainda não estão alfabetizadas) e pedir para contá-las novamente é uma forma de enriquecer o vocabulário. Ao mesmo tempo, estimula a memória e criatividade. Da mesma maneira, questione sobre o que elas acham dos personagens. Isso aguça a percepção de valores e também de convivência com as diferenças. 

Diferentes temas

Experimente sempre gêneros diferentes da literatura. Por exemplo: romances, aventura e temas mais educativos. Valorize as preferências, mas traga novidades para que eles explorem novos temas. Na hora de escolher o livro, deixe que eles participem do processo. Ter direito à escolha é uma forma de garantir a sua autonomia no futuro. 

Bibliotecas

Você também pode encontrar material gratuito na internet, que oferece títulos de todos os gêneros. Contudo, experimente fazer um passeio a uma biblioteca, espaços culturais ou livrarias. Assim, esse contato vai tornar a relação com a literatura ainda mais próxima. 

Incentivar a leitura nas crianças é parte do processo de aprendizagem. Ao apoiar seu filho, você fortalece os laços familiares e contribui para enriquecer a sua formação. Além disso, pode criar ou reacender o prazer da leitura em sua própria vida.

Link copiado