Uma casa sustentável deve ter ambientes inteligentes e planejados, com equipamentos que ajudem a economizar energia e água. Isso vale especialmente para o banheiro, espaço onde o consumo é geralmente mais elevado.
Ainda que esse ambiente da sua casa não tenha sido construído levando em conta os pilares da sustentabilidade, é possível fazer pequenas mudanças e de baixo impacto para o orçamento.
Válvula e descarga
Para se ter uma ideia, válvulas antigas de vasos sanitários soltam entre 12 e 24 litros quando acionadas. Um modelo novo, que custa, em média R$ 150, libera entre 3 e 6 litros. Uma redução enorme para o uso no dia a dia.
A utilização de caixa acoplada para o vaso sanitário e os redutores de vazão no chuveiro e nas torneiras conseguem economizar até 80% da água. Também são soluções simples e de baixo custo.
“Um espaço sem desperdício é algo extremamente inovador e que merece mais atenção. Basta uma simples engenharia e você consegue uma boa redução de gastos”, disse o engenheiro ambiental e sanitarista Vinícius Soares, em entrevista ao Estadão.
“Um bom exemplo é uma conexão da pia até o vaso sanitário. Assim você pode utilizar a mesma água para duas funções: lavar as mãos e reaproveitar essa água para a descarga.”
Construção
Se você está construindo uma casa, vale ficar atento para fazer boas escolhas de materiais. Você pode utilizar produtos sustentáveis, como tijolos e tintas. Nos banheiros e áreas molhadas, instale dispositivos de redução de vazão de água e sempre priorize a entrada de luz natural em todos os ambientes.
Pense em soluções para o reaproveitamento da água e também na instalação de sistemas de energia solar. Inicialmente, pode até parecer um investimento alto. Mas em longo prazo vai promover a redução na conta de luz.