Ler desenvolve a cognição, a linguagem, assim como a crítica. Contudo, com a oferta de entretenimento das redes sociais e games atualmente, os jovens estão lendo menos. Daí a importância de incentivá-los com livros de enredos envolventes e linguagem acessível. Por isso, separamos algumas sugestões.
Veja livros que podem despertar o gosto pela leitura:
- “Harry Potter”, da escritora J. K. Rowling. A série, que já conta com sete livros, faz sucesso entre os adolescentes. O personagem é o jovem Harry Potter que, aos 11 anos, descobre ser bruxo ao receber um convite para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá, ele faz amigos que o acompanham em uma série de aventuras, além de disputas entre o bem e o mal.
- “As Aventuras de Huckleberry Finn”, de Mark Twain. Este clássico da literatura infantojuvenil foi publicado em 1884. Apesar de parecer uma obra aos moldes antigos, é um livro muito divertido e de leitura agradável. O protagonista Huckleberry Finn, também chamado de Huck, vive diversas aventuras em uma balsa ao longo do Rio Mississippi, nos Estados Unidos. Assim, ao lado de seu amigo Jim, um escravo fugitivo, ele vive muitas peripécias e situações engraçadas.
- “A Culpa é das Estrelas”, de John Green. O título do livro inverte a perspectiva de Shakespeare que escreveu “A culpa não está nas estrelas, mas em nós mesmos”. A história é um drama entre dois jovens que se conhecem em um grupo de apoio. A jovem Hazel Grace, com um câncer terminal, e Augustus se apaixonam. Então, eles escolhem viver intensamente esse amor, mesmo sabendo que terão pouco tempo juntos.
Ainda…
- “As Vantagens de Ser Invisível”, de Stephen Chbosky. Charlie é o protagonista principal do enredo. Esse garoto tímido e introspectivo cria um vínculo de amizade improvável com os dois irmãos, Patrick e Sam. Charlie é apaixonado por Sam. Por sua vez, Patrick é um garoto perturbado por sua sexualidade. A história de Charlie é uma exposição de sua vida através de correspondências que troca com alguém misterioso. Dessa forma, ela contempla questões como preconceito, homossexualidade, drogas, violência contra criança e muito mais.
- “Comédias para se ler na escola”, de Luis Fernando Verissimo. A especialista em literatura para jovens Ana Maria Machado selecionou crônicas do escritor capazes de despertar o prazer de ler. Assim, o livro é dividido em seis grandes tópicos. As histórias são divertidas e tratam de situações curiosas que podem acontecer com as pessoas. Além disso, mostra de forma leve as singularidades da língua portuguesa.
Seja qual for o gênero, de aventura, romance, suspense ou até mesmo temas mais profundos, o importante é que eles despertem curiosidade nos jovens, do começo ao fim. Além do mais, os pais devem ser exemplos. Portanto, antes de cobrar do seu filho que ele leia mais, preste atenção ao tempo que você gasta com os livros!